Granizo danifica lavouras na Zona Sul gaúcha
Dados preliminares do Irga indicam que o prejuízo pode chegar a R$ 1,7 milhão. Lavouras mais atingidas são as de Santa Vitória do Palmar, onde ocorreu a Abertura Oficial da Colheita do Arroz 2004, há um mês.
O Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga) faz nesta segunda, dia 12, um levantamento oficial das perdas causadas pela chuva de granizo que atingiu Santa Vitória do Palmar, no Extremo Sul do Rio Grande do Sul, na madrugada da última sexta. A tempestade durou apenas meia hora mas foi suficiente para provocar a perda de pelo menos 50 mil sacas de arroz em 600 hectares devastados, prejuízo calculado em R$ 1,7 milhão.
De acordo com o vice-presidente da Associação dos Arrozeiros de Santa Vitória do Palmar, Valdomiro Aguiar, o granizo atingiu as terras de pelo menos 10 produtores. Alguns tiveram perda total. Casas e galpões foram destelhados.
As pedras tinham o tamanho semelhante ao de um ovo de codorna. As propriedades mais atingidas foram as mais próximas à fronteira entre Santa Vitória e Chuí, explica Aguiar.
O município do extremo sul é o segundo maior produtor de arroz do estado, atrás apenas de Uruguaiana. Ainda faltava colher 40% da safra. A intenção dos produtores é renegociar dívidas com o Governo e ainda buscar financiamento para a retomada da produção.