Heinze participa de negociações para mecanismos em Brasília
Deputado federal gaúcho, arrozeiro e integrante da Federarroz, Heinze é um dos coordenadores das articulações para que sejam viabilizados mecanismos de comercialização que garantam preços.
O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) participou na sexta-feira 18, juntamente com a cadeia produtiva do arroz, de reunião no Ministério da Agricultura com integrantes da Secretaria de Política Agrícola e da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). Acompanhado de representantes da Federarroz, Irga, Farsul, Sindarroz, Sindapel e Fearroz, o parlamentar buscou garantir, durante o encontro, recursos que viabilizem as propostas solicitadas pelo setor orizícola.
Heinze detalha os pleitos encaminhados: Estamos pedindo um milhão de toneladas para o contrato de opção público e um milhão para o privado; para o projeto de exportação, 500 mil toneladas. Pretendemos ainda fixar o preço da saca em R$ 30,00.
Segundo o parlamentar, mais três tópicos fizeram parte da pauta de discussão: custeio alongado, Cédula de Produto Rural (CPR) e o Empréstimo do Governo Federal (EGF). A expectativa é que o Ministério da Agricultura anuncie, durante a realização da 15ª Colheita do Arroz, os mecanismos capazes de assegurar a comercialização do cereal safra 2004/2005, diz.
A Heinze, confirmaram presença em Dom Pedrito o ministro da Articulação Política, Aldo Rebelo; o secretário de Política Agrícola, Ivan Wedekin, e o vice-presidente da República José Alencar. Enquanto Aldo pousa em solo gaúcho no sábado 26, Alencar prestigia o evento no domingo 27.


