Híbridos da RiceTec: excelentes na parboilização
Cultivares são interessantes economicamente para as beneficiadoras de arroz.
O aumento da procura do consumidor por produtos nutritivos e de prático preparo motiva a indústria a incrementar investimentos neste segmento. O crescimento da comercialização de arroz parboilizado propicia às beneficiadoras a busca de grãos apropriados para este processo.
Sabedora desta demanda, a RiceTec Sementes, empresa líder na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de sementes híbridas de arroz nas Américas, registrou aumento na procura das suas sementes para produção de grãos destinados à parboilização nas indústrias.
A parboilização permite que o arroz aumente suas qualidades nutritivas, quando comparado com o arroz branco, com a migração de parte dos minerais e proteínas para o interior do grão. Este mercado tem aumentado consideravelmente, segundo o gerente comercial da RiceTec, Helvio Missau. “O brasileiro tem o costume de usar arroz branco, enquanto o europeu prefere o parboilizado. Mas esse jogo está virando, pois as qualidades e a praticidade do arroz parboilizado têm sido evidenciadas. É a onda do mercado atual”.
Helvio Missau refere que a semente Avaxi CL é uma das que apresenta excelente resultado neste quadro. “O produtor procura o Avaxi CL pela produtividade e a qualidade de grão é muito bem aceita pela indústria, que o utiliza em grande parte na parboilização”.
Para a gerente de qualidade da RiceTec, Cláudia Militz da Costa, “uma boa parboilização é resultado de uma avaliação criteriosa das características do grão de arroz a ser utilizado como matéria-prima, dos processos e equipamentos disponíveis na indústria e das exigências do mercado consumidor daquele produto. Com estes cuidados os grãos híbridos terão suas características favorecidas e trarão competitividade ao arroz parboilizado, favorecendo toda a cadeia produtiva do arroz.
PERFORMANCE
Conforme Cláudia Militz, além do Avaxi CL, o Inov apresenta boa performance de parboilização e de produto final. Em volume, o Sator CL é o híbrido mais direcionado à parboilização. Alguns engenhos do Rio Grande do Sul o usam extensivamente com resultados positivos.
Além da qualidade, Helvio Missau revelou que o híbrido é interessante economicamente para as beneficiadoras. O gerente comercial da RiceTec destacou que a empresa possui um material específico para terras altas, o Ecco, que está sendo bastante requisitado na Região Centro-oeste do Brasil. “O Moinho Régio, do Mato Grosso, se interessou pelo Ecco, que produz um grão com aroma mais suave e sabor excelente e o utiliza na parboilização”.
Na Campanha gaúcha, o responsável técnico do Engenho Coradini, Rodrigo Coradini, testou híbridos em laboratório, em um processo de parboilização chamado Método Gariboldi, inovador em relação à maioria utilizada no mercado. “O Inov e o Apsa CL tiveram resultados satisfatórios, apresentando cor clara e bom índice de gelatinização”. Coradini utilizará os híbridos neste processo em sua indústria.