Içara alcança 10% a mais na produção de arroz

Com 2,3 mil hectares de arroz cultivados, a média local foi de 120 sacas de arroz por hectare.

Diferentemente das lamentações na agricultura devido a perdas decorrentes do mau tempo, de outro lado estão os produtores de arroz em Içara. Em Santa Catarina eles tiveram uma colheita recorde e a situação refletiu positivamente também no município de Içara. Conforme levantamento realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), houve crescimento de 10% na produção.

"A safra recorde se refletiu no município com uma produtividade média de 120 sacas por hectare, em torno de 10% a mais que nos anos anteriores. Isso representa uma produção de 14 mil toneladas de arroz ao ano somente na cidade, com um reflexo na economia de mais de R$ 11 milhões como valor bruto de arroz no município”, informa o engenheiro-agrônomo da Epagri de Içara, Luiz Fernando Búrigo Coan.

Içara tem 2,3 mil hectares de plantio do grão. A maior parte está concentrada na Fazenda Guglielmi e Fazenda Amboni. “O aumento na produção se dá muito em relação à conquista de variedades novas, com destaque para a SCS121, que é uma nova cultivagem de arroz desenvolvida pela Epagri. Além de ter sido um ano muito bom, com baixo registro de doenças, seco e com bastante sol. São todos fatores que auxiliam na produção”, explica o agrônomo.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter