Icepa/Epagri divulga relatório sobre situação das culturas em SC

Os problemas nas áreas cultivadas são diferenciados, conforme a região, principalmente, considerando o estágio atual de desenvolvimento da cultura e a precipitação pluviométrica local. .

Situação das lavouras, salientando as perdas das safras de inverno e de verão, em Santa Catarina

Os fatores climáticos adversos ocorridos nos últimos meses, como excesso de chuvas, variação brusca de temperatura, excesso de umidade, baixo índice de insolação, dificultaram o preparo de solo e plantio e o desenvolvimento das lavouras de verão. Nas culturas de inverno as intempéries interferiram mais na colheita e na qualidade dos produtos.

Esse novo levantamento, mais uma vez, não é definitivo, pois nas regiões mais problemáticas há dificuldade de acesso e de comunicação. No dia 01/12/2008 houve uma reunião de representantes de órgãos públicos federais e estaduais e dos representantes dos produtores bem como das entidades de crédito que definiram que se faça um levantamento pormenorizado das perdas por município, já que as situações são bastante diferenciadas. Esse levantamento deverá estar concluído até o dia 10/12/2008.

A seguir apresentamos uma síntese da situação das principais lavouras em desenvolvimento nas diversas regiões produtoras na data de 01/12/2008:

Arroz

A área mais atingida pelas chuvas concentra 90% da produção estadual de arroz.

Esse levantamento constatou para o estado uma perda média de 12%.

Os problemas nas áreas cultivadas são diferenciados, conforme a região, principalmente, considerando o estágio atual de desenvolvimento da cultura e a precipitação pluviométrica local. Por esses fatores a microrregiões geográficas mais prejudicadas são: Blumenau e Itajaí com 25%, seguidas por Joinville, com 20%.

Uma avaliação mais consistente poderá ser efetuada somente após o escoamento das águas. Cabe destacar que em alguns casos houve perda total da área plantada, e isso concretamente se constitui em prejuízo para o agricultor, mas, ainda existe a possibilidade de replantio das áreas, que em termo de safra reduz a quebra.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter