Ideal para a rotação
Irga lança na Expointer 2013 sua primeira
cultivar de soja adaptada às terras baixas.
Agora é oficial: o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) lançará a sua primeira cultivar de soja destinada às várzeas gaúchas durante a Expointer 2013, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A novidade recebeu o nome de TEC Irga 6070RR e foi desenvolvida por meio de um convênio com a CCGL Tecnologia. Trata-se da primeira cultivar de soja adaptada ao sistema de cultivo em terras baixas, com maior tolerância ao excesso hídrico, sendo indicada para a rotação com a cultura de arroz irrigado.
O presidente do Irga, Cláudio Pereira, destaca que na safra 2012/13 foram cultivados 282.048 mil hectares da oleaginosa em rotação com o arroz e o desenvolvimento da nova cultivar ampliará as fontes de renda ao produtor. “Além dos benefícios econômicos gerados pela existência de outro produto para a comercialização, também temos aqueles ocasionados pela redução de custos e pela melhoria da qualidade do arroz”, informa.
Para o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, o novo produto fortalece a política que vem sendo implementada pelo governo do estado, de estimular a rotação de culturas para diversificar a renda do produtor. “Estamos propondo aos arrozeiros o planejamento da safra, para que a produção esteja adequada às necessidades do mercado e para que, desta forma, possamos evitar superproduções, que acabam derrubando os preços”, observa.
De acordo com o gerente da Estação Experimental de Pesquisa do Irga, Sérgio Gindri Lopes, o produto é resultado de 10 anos de pesquisas e será uma importante ferramenta para melhorar a rentabilidade do produtor, principalmente na metade sul gaúcha. “A soja, sendo uma planta da família das leguminosas, é fixadora de nitrogênio. O seu cultivo em rotação com uma gramínea, como o arroz, melhora a fertilidade e a estrutura física do solo e proporciona a maior eficiência no controle de plantas daninhas, na redução do arroz vermelho, maior produtividade, redução de custos e impactos ambientais”, complementa.
Centenas de linhagens, uma variedade
A pesquisadora do Irga e coordenadora dos estudos sobre a nova variedade, Cláudia Lange, diz que a pesquisa, realizada em parceria com a CCGL, contou com 564 diferentes linhagens de sementes, todas submetidas à inundação, das quais foram selecionadas 64. “Desse total, retiramos apenas uma, a TEC Irga, que apresentou as características que buscávamos: tolerância a excesso hídrico e ciclo médio de cultivo, garantindo colheita em época propícia”, explica.
Cláudia Lange complementa: “Os resultados demoram porque um ciclo de melhoramento genético consome 12 anos”. A TEC Irga 6070 RR tem previsão de chegar ao mercado em grande escala já na safra 2013/14.
FIQUE DE OLHO
Na Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS), que pesquisa a exploração das terras baixas, já se fala que a soja pode dobrar a área plantada já na safra 2013/14, mesmo não havendo, ainda, volume suficiente de sementes próprias para várzeas: “Falta desenvolver mais cultivares e linhagens com boa tolerância ao encharcamento. Esse trabalho envolve as áreas da biologia molecular, fisiologia vegetal e fitotecnia”, explica a pesquisadora da instituição, Ana Claudia Barneche de Oliveira.