IGC eleva previsão de produção e consumo mundial
(Por AgroDados/Planeta Arroz) Devido a uma estimativa atualizada de safra para a Índia, a previsão do Conselho Internacional de Grãos (IGC) da produção mundial de arroz em 2020/21 aumentou para um recorde de 504 milhões t (+ 5 milhões), enquanto o uso total teve uma ligeira elevação para refletir o aumento da utilização das reservas dos principais países consumidores. A projeção para a produção de 2021/22 é marginalmente mais alta no comparativo da projeção mensal, com o aumento correspondido pelo uso atualizado, os estoques permanecem projetados em 171 milhões t (+ 2 milhões). O comércio mundial está inalterado, em 47 milhões t, estável no comparativo entre as duas temporadas.
Os ganhos do início de junho foram revertidos no final do mês, liderados por valores mais suaves de cultivo e o Índice IGC de Grãos e Sementes Oleaginosas (GOI) caiu 3%.
Devido às colheitas maiores na Ásia, a produção global de arroz em 2021/22 está projetada para aumentar em 2% para um novo máximo. No entanto, com o crescimento do consumo definido como moderado – em parte devido à provável redução dos programas de apoio relacionados ao covid-19 na Ásia – os estoques podem subir. Espera-se que o comércio em 2022 (janeiro/dezembro) mude pouco, já que uma redução potencial nos embarques para o Sul da Ásia é compensada por despachos maiores para a África. A Índia deve permanecer, de longe, como o maior exportador mundial.
Com a atividade do mercado reduzida pelos altos custos de frete e uma escassez de contêineres de transporte na Ásia, o subíndice IGC GOI do arroz caiu 5%.