Importações de arroz atingem 1,4 milhão de toneladas nas Filipinas

 Importações de arroz atingem 1,4 milhão de toneladas nas Filipinas

Produção filipina recuperou parcialmente a participação no mercado interno

Dados são referentes ao final de Julho.

As importações de arroz atingiram 1.457 milhões de toneladas nos primeiros sete meses do ano, mostraram dados do Bureau of Plant Industry.

Isso é um pouco menor do que os 1.491 milhões de MT reportados no mesmo período do ano passado, que inclui aqueles que chegaram antes da implementação da Lei de Tarifação do Arroz em março.

Somente em julho, as importações de arroz estavam em 61.175 MT, uma queda de 67% em relação ao mesmo período do ano passado.

As importações eram da China, Índia, Mianmar, Paquistão, Taiwan, Tailândia e Vietnã. Cerca de 47.896 MT vieram apenas da Tailândia, informou o BPI.

Em 2019, o total de importações de arroz atingiu 2,9 milhões de toneladas, uma vez que o governo removeu restrições relaxadas sobre as importações de arroz, exigindo uma tarifa de 35% sobre os grãos do sudeste asiático.

O país também foi considerado o principal importador mundial de arroz, substituindo a China, no ano passado.

O secretário de Agricultura William Dar disse à CNN Filipinas que, para este ano, "as importações ainda virão, mas não serão tão altas quanto no ano passado". Ele acrescentou que  espera cerca de 2 milhões de toneladas, o que é "mais que suficiente".

Nos próximos meses, Rolando Dy, diretor executivo do Centro de Alimentos e Agronegócios da Universidade da Ásia e do Pacífico, disse que "com boas colheitas esperadas, as importações serão moderadas".

O Instituto Filipino de Estudos para o Desenvolvimento Roehlano Briones também espera importações mais fracas, mesmo em meses de entressafra, que duram de julho a setembro, devido ao alto preço no mercado mundial e à oferta local suficiente devido à demanda reduzida. 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter