Importações de arroz totalizam quase 1,1 milhão de toneladas

Mesmo colhendo safra recorde e tendo alcançado a autosuficiência, o Brasil segue como um dos maiores importadores de arroz do mundo.

Apesar de uma safra cheia em 2004, o Brasil continuou figurando no cenário mundial como um dos maiores importadores de arroz no ano comercial 2004/05. Entre os meses de março de 2004 e fevereiro de 2005, o Brasil importou cerca de 1,097 milhão de toneladas de arroz base casca, cerca de 31% menos do que no ano comercial anterior, quando foram importadas cerca de 1,6 milhão de toneladas. As informações constam na publicação quinzenal de SAFRAS & Mercado.

Dentre os principais fornecedores continuam aparecendo Uruguai e Argentina, com mais de 927 mil toneladas, ou algo em torno de 85% do total. As importações de arroz vindas dos países vizinhos foram compostas, principalmente, por produto sem casca (esbramado) e beneficiado, pelo baixo preço praticado durante todo o ano de 2004 e também por causa da redução de alguns impostos que incidem sobre a importação destes tipos de arroz.

No mês de fevereiro, as importações brasileiras totalizaram cerca de 59,1 mil toneladas, ou algo em torno de 77,15 mil toneladas base casca. O número de importações na temporada finalizada em fevereiro passado ficou um pouco abaixo do estimado por SAFRAS & Mercado.

Desde o final de 2004 vínhamos trabalhando com uma expectativa de importação de aproximadamente 1,2 milhão de toneladas, mas a desaceleração no volume de internalizações nos últimos meses fez com que o número real ficasse 100 mil t abaixo do estimado. Mesmo assim, teremos um estoque de passagem elevado, acima de 1 milhão de toneladas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter