Importações recordes de arroz são esperadas nas Filipinas
(Por Planeta Arroz) Apesar da produção recorde e dos amplos estoques, as Filipinas devem importar um volume recorde de arroz no ano de comercialização de 2024-25, de acordo com um relatório do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA.
O FAS disse que o total de importações projetado de 4,7 milhões de toneladas, que corresponde ao recorde do ano passado, é “impulsionado em parte pelos altos preços internos e pela recente decisão do governo de reduzir as tarifas de 35% para 15%”.
As Filipinas são de longe o maior importador de arroz do mundo e estão sempre entre os cinco maiores em consumo.
A produção de arroz beneficiado está prevista para ser um pouco maior que a do ano anterior, em 12,7 milhões de toneladas, segundo o relatório, à medida que o país emerge do atual padrão climático El Niño e os gastos do governo em insumos e máquinas compensam uma ligeira queda nos rendimentos.
“O ligeiro aumento na produção de 2023-24, no entanto, ainda ficará muito aquém da demanda”, disse o FAS.
O consumo de arroz está projetado em um recorde de 17,2 milhões de toneladas, com o FAS observando que a demanda “permanece durável apesar da inflação”.
Espera-se que os estoques finais atinjam um recorde de 4,2 milhões de toneladas em 2024-25, à medida que o governo incentiva os revendedores a manter estoques de reserva, disse o relatório.
“Haverá alguma motivação para vender devido aos preços mais baixos provavelmente resultantes de tarifas reduzidas, bem como da colheita da estação chuvosa no outono”, disse o FAS. “Mas fontes da indústria relatam que os comerciantes estão mantendo os estoques estáveis, particularmente porque compraram a um preço mais alto e ainda esperam margens melhores.”