Sul-africanos acolhem com satisfação a volta da Índia às exportações de arroz
(Por Planeta Arroz, com agências) Importadores sul-africanos expressaram aprovação à decisão da Índia de relaxar as restrições às exportações de arroz, de acordo com um relatório da Press Trust of India publicado em 6 de outubro. Os preços globais do arroz diminuíram desde que o governo indiano suspendeu sua proibição à exportação de arroz branco não basmati no mês passado. A proibição, introduzida em 20 de julho de 2023 para aumentar a oferta doméstica, estava em vigor há mais de um ano.
Pranav Thakkar da Dev International, um dos maiores importadores de produtos indianos na África do Sul, saudou a mudança, afirmando que o país importa aproximadamente 10 milhões de toneladas de arroz anualmente. Ele disse que depois da Tailândia e do Vietnã, que juntos respondem por 70% das importações de arroz da África do Sul, a Índia é o próximo maior fornecedor. Thakkar também disse que o arroz branco de grão curto é vendido na África do Sul para a população em geral e é reexportado para países vizinhos.
Wandile Sihlobo, economista-chefe da South African Agricultural Business Chamber, explicou que os preços globais do arroz caíram recentemente devido a um excedente previsto na oferta global. Ele observou que a proibição da Índia ao arroz branco e quebrado não basmati afetou 45% das 22 milhões de toneladas de arroz que o país exporta anualmente, de acordo com a Press Trust of India .
Proprietários de restaurantes especializados em culinária indiana também estão aliviados com a perspectiva de preços mais baixos do arroz, disse a publicação. Mehmood Latif, proprietário do restaurante Desi Khana no sul de Joanesburgo, disse que mais clientes preferem arroz com seus curries em vez de roti ou naan, então seus custos aumentaram recentemente devido ao aumento nos preços do arroz.
A Índia é o maior exportador de arroz do mundo e responde por quase 40% do comércio global de arroz, detendo uma fatia de 65% do mercado basmati. Em setembro, a Índia decidiu eliminar o preço mínimo de exportação de US$ 950 por tonelada métrica para o arroz basmati.