Índia adota taxas sobre exportações de arroz e aço

Os preços globais do arroz triplicaram neste ano devido aos temores de estoques apertados depois que produtores importantes como Índia e Vietnã restringiram as exportações para garantir sua própria oferta.

A Índia implementou taxas sobre as exportações de arroz basmati e alguns produtos de aço, além de reduzir mais impostos na terça-feira, quando o ministro das Finanças apresentou uma série de novas medidas para melhorar os estoques de importantes commodities e ajudar a moderar a inflação.

Mas Palaniappan Chidambaram afirmou ao Parlamento que a Índia não enfrenta temores de uma falta de alimentos, já que espera grandes safras tanto de arroz quanto de trigo neste ano.

Na terça-feira, o banco central adotou medidas para combater a inflação e estimou um crescimento econômico de 8 a 8,5 por cento no ano fiscal até março de 2009, pouco abaixo de um ano atrás.

Chidambaram disse que o governo vai adotar uma taxa de exportação de 8 mil rúpias (200 dólares) por tonelada sobre o arroz basmati -utilizado principalmente em paellas- mas vai reduzir o preço mínimo de exportação de 1.200 dólares por tonelada para 1.000 dólares. A Índia já suspendeu as exportações de arroz não basmati.

Os preços globais do arroz triplicaram neste ano devido aos temores de estoques apertados depois que produtores importantes como Índia e Vietnã restringiram as exportações para garantir sua própria oferta.

“As margens dos exportadores deste item têm subido como resultado da força nos preços internacionais”, disse Chidambaram.

Ele disse ainda que o aço e os produtores derivados têm um papel importante no aumento geral dos preços, contribuindo para a atual inflação.

– Existe um caso de desincentivar a exportação de aço – disse ele durante um debate parlamentar sobre o orçamento para 2008/09.

– O objetivo de conter os preços internos não será atingido a menos que ampliemos as ofertas internas e a disponibilidade de produtos intermediários e finalizados – disse ele.

A taxa de exportação vai variar de 5 a 15 por cento, dependendo do produto.

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