Índia aprova exportação de 850 mil t de quebrados para a África
(Por Sandip Das) O governo da Índia aprovou em caráter excepcional as exportações de 850 mil toneladas (TM) de quebrados de arroz para o Senegal, Indonésia, Mali e Gâmbia desde o início do corrente ano fiscal, disse na sexta-feira um funcionário da Direção-Geral do Comércio Externo.
São 500 mil toneladas de trincas de arroz aprovadas para envio ao Senegal, e um volume de exportações de 200 mil toneladas à Indonésia, 100 mil t ao Mali e outras 50 mil toneladas à Gâmbia. Os países africanos são, todos os três, importadores de quebrados de arroz do Brasil.
No dia 20 de julho, enquanto o governo proibiu o envio de arroz branco para aumentar o abastecimento interno, as exportações foram autorizadas para satisfazer as necessidades de segurança alimentar dos países. Em setembro de 2023, a Índia proibiu as exportações de arroz quebrado e impôs uma taxa de exportação de 20% sobre o envio de arroz branco.
O governo, então, impôs uma taxa de exportação de 20% sobre o arroz parboilizado, e determinou um preço mínimo de exportação (MEP) para o arroz basmati temporariamente até 15 de outubro para restringir “o envio ilegal de arroz branco não aromático sob a forma de arroz basmati premium”.
A Índia é o maior exportador mundial de arroz desde 2012, com mais de 40% de participação no comércio global anual de cerca de 50 milhões de toneladas. No último ano fiscal, a Índia exportou um recorde de 22 toneladas para mais de 100 países.