Índia aumenta taxas de exportação à medida em que a demanda aumenta

 Índia aumenta taxas de exportação à medida em que a demanda aumenta

Arroz na Índia começa a reagir

Preços do Vietnã cotados entre US $ 350 e US $ 352 por tonelada e exportadores tailandeses esperam que novo suprimento de arroz possa elevar preços
.

Os preços de exportação do arroz indiano estenderam ganhos esta semana, com a demanda aumentando os preços no mercado local, enquanto a demanda pelo grão tailandês ainda estava sendo prejudicada por concorrentes mais baratos.

A principal exportadora da variedade parboilizada quebrada de 5% da Índia <RI-INBKN5-P1> foi cotada em torno de US $ 360 a US $ 365 por tonelada nesta semana, acima dos US $ 358 a US $ 363 da semana passada.

"Os preços do arroz em casca estão subindo, pois os agricultores estão exigindo o preço mínimo de suporte", disse um exportador de Kakinada, no sul de Andhra Pradesh.

Nova Délhi, no início deste ano, aumentou o preço de compra do arroz em casca em 3,7%, para 1.815 rúpias por 100 kg na safra 2019/20.

A demanda pelo arroz indiano tem sido bastante moderada nos últimos tempos, com taxas de exportação próximas a mínimos de vários anos. As exportações de arroz em outubro caíram 42% em relação ao ano anterior, para 485.898 toneladas, mostraram dados do governo, devido à fraca demanda dos países africanos por arroz não basmati.

A demanda também tem sido menor para as exportações da Tailândia, com preços ao longo do ano significativamente mais altos do que os do principal concorrente do Vietnã, em grande parte devido à forte moeda local.

"Os preços já são baixos para nós, mas ainda não são baixos o suficiente para competir com o Vietnã", disse um trader de Bangkok.

O arroz quebrado 5% da Tailândia <RI-THBKN5-P1> foi cotado entre US $ 395 e US $ 420 por tonelada, a bordo, em comparação com US $ 397 a US $ 411 na semana passada.

Os agricultores estão colhendo arroz na nova estação e os exportadores esperam que a nova oferta possa ajudar a baixar os preços no futuro próximo.

No Vietnã, as taxas para 5% de arroz quebrado <RI-VNBKN5-P1> foram cotadas entre US $ 350 e US $ 352 por tonelada na quinta-feira, em comparação com US $ 350 na semana anterior.

"A demanda das Filipinas está aumentando, mas os suprimentos domésticos estão acabando", disse um trader da província de An Giang.

"Esperamos que os preços caiam ainda mais até que os estoques da safra de inverno-primavera estejam disponíveis no final de janeiro e no início de fevereiro", disse ele.

Em Bangladesh, a produção de arroz alimentada pela chuva ou a colheita da Aman deve exceder a meta de 14 milhões de toneladas para este ano, ajudada pelo clima favorável, disse uma autoridade do Ministério da Agricultura.

Aman, a segunda maior colheita de arroz após a variedade de verão Boro, representa pouco menos de 40% da produção total de arroz de Bangladesh, de cerca de 35 milhões de toneladas. O receio de que o ciclone Bulbul, que atravessou áreas costeiras de Bangladesh e leste da Índia no mês passado, possa causar estragos, era infundado, acrescentou a autoridade. (Com agências Internacionais).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter