Índia autoriza embarques para clientes tradicionais
(Por Planeta Arroz) A Índia permitirá a exportação de arroz branco não basmati para vários países como as Filipinas – um dos maiores importadores mundiais do grão – disse uma ordem do governo nesta quarta-feira. A Índia, o maior exportador mundial de arroz, proibiu em Julho os envios para o estrangeiro de arroz branco não basmati e mais tarde impôs um imposto de 20% sobre os carregamentos de arroz parboilizado para manter um controlo sobre os preços locais e garantir fornecimentos suficientes no mercado interno.
Mas Nova Deli disse que ainda iria considerar os pedidos de fornecimento de arroz provenientes de países necessitados e vulneráveis, caso a caso. A Índia forneceria 295 mil toneladas de arroz branco não basmati às Filipinas.
As Filipinas, que geralmente dependem do Vietnã para a maior parte das suas necessidades de importação, estão a lutar para controlar a inflação, e o seu presidente, Ferdinand Marcos Jr., estabeleceu limites máximos para os preços do arroz para manter as taxas sob controlo.
Além das Filipinas, Nova Deli também fornecerá arroz branco não basmati ao Nepal, Camarões, Malásia, Seicheles, Costa do Marfim e República da Guiné. Cumulativamente, a Índia venderá pouco mais de 1 milhão de toneladas métricas para os sete países.
Em agosto, a Índia permitiu algumas exportações de arroz para o Butão, Maurícias e Singapura. É pouco provável que a Índia considere qualquer novo pedido de fornecimento de arroz até que os agricultores colham a colheita da nova época, disse uma fonte governamental.
Os agricultores indianos acabaram de começar a colher a colheita de arroz. Embora os produtores tenham plantado uma área maior com arroz este ano, as chuvas irregulares em algumas partes do país podem afetar o rendimento das colheitas.
O governo está empenhado em reforçar os seus stocks comprando grandes volumes da colheita da nova época aos agricultores. Uma colheita maior e maiores compras por parte do governo aliviarão as preocupações sobre a redução da oferta local.
Separadamente, um comunicado do governo disse que os agricultores indianos produziram 135,7 milhões de toneladas métricas de arroz no ano-safra até junho de 2023, acima dos 129,4 milhões de toneladas métricas produzidas no ano anterior.
A produção de trigo totalizou 110,5 milhões de toneladas contra 107,7 milhões de toneladas no ano anterior.