Índia encaminha à China primeira remessa de arroz não Basmati
A China permitiu importações de arroz Basmati da Índia há alguns anos, mas não há muita demanda por ele no país.
A China finalmente suspendeu as restrições à importação de arroz não basmati da Índia e está pronta para receber a primeira remessa enviada do país.
“A primeira remessa de arroz não basmati (arroz branco com 5% de quebrados) de 100 toneladas será enviada para a China a partir de Nagpur amanhã. A remessa será recebida pela Corporação Nacional de Cereais, Óleos e Alimentos da China (COFCO, na sigla em inglês) ", afirmou uma declaração oficial do Ministério do Comércio no último final de semana.
A COFCO é uma das empresas estatais de processamento de alimentos da China.
Seguindo os esforços conjuntos da Índia, que vem pedindo à China que suspenda as barreiras por um longo tempo, a agência chinesa de qualidade recentemente inspecionou e registrou 19 usinas de arroz e unidades de processamento para exportação.
O protocolo entre a Administração Geral das Alfândegas da República Popular da China e o Departamento de Agricultura, Cooperação e Bem-Estar dos Agricultores da República da Índia sobre os requisitos fitossanitários para exportar arroz da Índia para a China foi assinado em junho em Qingdao, China. na visita do Primeiro Ministro Narendra Modi.
Isso emendou o protocolo anterior sobre requisitos fitossanitários para a exportação de arroz da Índia para a China para incluir a exportação de variedades de arroz não Basmati da Índia.
A China permitiu importações de arroz Basmati da Índia há alguns anos, mas não há muita demanda por ele no país.


