Índia: exportações devem seguir com altos estoques de arroz

A produção de arroz deve subir para 103,4 milhões de toneladas no ano que termina em 30 de junho.

A Índia aumentou sua estimativa de produção de grãos para a alimentação humana neste ano-safra para recordes 252,6 milhões de toneladas, aumentando a probabilidade de o governo permitir mais embarques. O aumento da produção vai ajudar o governo na implantação de seu programa de segurança alimentar, mas também deve pressionar os armazéns já cheios. A produção de arroz deve subir para 103,4 milhões de toneladas no ano que termina em 30 de junho, enquanto a de trigo deve atingir mais de 90 milhões de toneladas, segundo o Ministério da Agricultura. Não haveria problema em continuar os embarques de arroz e trigo.

O governo indiano permitiu embarques de arroz e trigo no ano passado após uma proibição de três anos, pois teve dificuldades de encontrar armazéns o suficiente após uma safra robusta. Os estoques federais de grãos para alimentação humana da Índia aumentaram para 53,3 milhões de toneladas em 1º de abril, mais do que o dobro do mínimo exigido pelo governo. As usinas de açúcar da Índia ainda têm a oportunidade de exportar antes da chegada da oferta brasileira ao mercado em cerca de um mês, quando os preços serão pressionados para baixo e as margens de lucro dos agricultores indianos serão esmagadas. Um painel ministerial da Índia se reunirá em 30 de abril para discutir a permissão de mais embarques de açúcar e algodão.

O governo permitiu a exportação de até 3 milhões de toneladas de açúcar e 11,5 milhões de fardos de algodão neste ano. As monções devem ser normais em 2012. A temporada de monções, de junho a setembro, corresponde a 70% das chuvas anuais da Índia e é crucial para as safras de arroz; cana; algodão; leguminosas; e oleaginosas. Uma temporada normal pode ajudar o país a alcançar uma nova colheita robusta no próximo ano. Fonte: Agência Estado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter