Índia exportará 1 milhão de toneladas de arroz à Indonésia

 Índia exportará 1 milhão de toneladas de arroz à Indonésia

(Por Planeta Arroz) A Índia exportará 1 milhão de toneladas de arroz branco não basmati para a Indonésia anualmente durante quatro anos, já que os estoques do maior exportador mundial do grão aumentaram após uma série de restrições anteriores às remessas para o exterior e uma colheita robusta, disse uma autoridade.

A colheita normalmente começa em março na Indonésia e o arroz é um alimento básico para sua população de 280 milhões. A produção da Indonésia deve cair 2,43% este ano para 30,34 milhões de toneladas devido a um período mais longo de tempo seco em 2023, necessitando de importações.

O Ministério da Cooperação liderado por Amit Shah firmou um acordo com o Ministério do Comércio da Indonésia para enviar suprimentos por meio da National Cooperative Exports Limited, uma empresa nacional criada no ano passado pelo Centro, disse a autoridade citada acima.

A cooperativa indiana obterá arroz branco do mercado aberto por meio de licitações abertas de sociedades cooperativas, acrescentou o funcionário. A Índia havia removido um preço mínimo para a exportação de arroz branco em outubro do ano passado para impulsionar as exportações após suspender uma proibição de exportações devido à maior produção.

Um padrão climático El Niño causou chuvas fracas de monções em 2023, levando o maior exportador de arroz do mundo a restringir as exportações de arroz no ano passado, que haviam sido até 2024 para verificar os preços domésticos. Isso aumentou os estoques locais. A Índia restringiu as exportações de arroz primeiro em setembro de 2022, proibindo remessas de arroz quebrado. Também impôs uma taxa de 20% sobre o arroz branco. Em julho de 2023, proibiu todas as remessas de arroz.

O país produziu 137,82 milhões de toneladas em 2023-24, apesar das chuvas fracas, e a produção semeada no verão ou kharif do ano passado foi de 119,93 milhões de toneladas, de acordo com dados oficiais.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter