Índia levanta proibição de exportação de arroz 100% quebrado

 Índia levanta proibição de exportação de arroz 100% quebrado

(Por Planeta Arroz) O Governo da Índia suspendeu a proibição da exportação de arroz 100% quebrado. Essa proibição estava em vigor desde setembro de 2022, mas agora, arroz 100% quebrado pode ser exportado da Índia. A decisão foi tomada em meio a altos estoques no pool central e preços de arroz em declínio no mercado internacional.

Uma notificação emitida pelo Ministério do Comércio e Indústria disse: “A política de exportação de arroz quebrado foi alterada de ‘Proibido’ para ‘Livre’ com efeito imediato.”

O governo tomou essa decisão em um momento em que os preços do arroz atingiram uma baixa de dois anos devido à demanda lenta e estoques excedentes no mercado global. Dados os altos estoques domésticos e a queda dos preços, esperava-se que a proibição de exportação de arroz quebrado fosse suspensa. Com essa medida, prevê-se que aproximadamente 2 milhões de toneladas de arroz sejam exportadas.

Impacto do levantamento da proibição

A decisão da Índia de suspender a proibição de exportação de arroz 100% quebrado provavelmente reduzirá os altos estoques, ao mesmo tempo em que oferecerá algum suporte aos preços domésticos do arroz. A mudança de política provavelmente aumentará a concorrência no mercado global de arroz. Essa medida pressionará os preços do arroz do Vietnã, Mianmar e Paquistão e pode ajudar os países africanos a adquirir arroz a preços mais baixos. Além disso, os países que usam arroz quebrado para ração animal e produção de etanol podem se beneficiar dessa decisão.

Espera-se que as exportações de arroz da Índia aumentem, principalmente para o Sudeste Asiático e a África, e os exportadores indianos de arroz devem se beneficiar dessa medida.

Flexibilização das restrições à exportação de arroz

Para controlar a inflação de alimentos, a Índia proibiu a exportação de arroz 100% quebrado em setembro de 2022. Mais tarde, em resposta às preocupações com uma monção fraca e queda na produção em 2023, restrições foram impostas às exportações de vários tipos de arroz.

Após uma boa colheita e produção recorde no ano passado, a Índia vem gradualmente aliviando as restrições às exportações de arroz desde setembro de 2024. A proibição às exportações de arroz branco foi suspensa, seguida pela remoção do preço mínimo de exportação de US$ 490 por tonelada para arroz branco não basmati em outubro de 2024. Várias outras restrições às exportações de arroz também foram removidas, deixando apenas a proibição à exportação de arroz 100% quebrado em vigor — até agora.

Grandes estoques de arroz no pool central

De acordo com dados da Food Corporation of India (FCI), em 1º de fevereiro, o estoque total de arroz no pool central era de 67,6 milhões de toneladas — excedendo em muito o limite de estoque de buffer de 7,6 milhões de toneladas. Dado o estoque abundante do governo, a proibição de exportação de arroz quebrado foi suspensa.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter