Índia libera exportação de 10 milhões t de arroz e trigo

Volta dos excedentes da Índia ao mercado internacional deve ampliar a oferta mundial e afetar os preços, segundo os analistas. Há dois anos este país havia deixado de exportar arroz não-basmati para recompor seus estoques e evitar uma baixa mais significativa nos preços externos.

A Índia deve autorizar imediatamente o embarque de até 10 milhões de toneladas de trigo e arroz para liberar espaço nos armazéns, já que a medida não conduzirá a inflação dos alimentos para cima e pode ajudar a pagar preços melhores aos produtores. O país, segundo maior produtor de trigo e de arroz do mundo, proibiu as exportações dos dois grãos há mais de três anos para ampliar as ofertas e manter os preços sob controle.

Contudo, a Índia deve colher uma safra recorde neste ano, o que excederá a capacidade de estocagem de grãos pelo segundo ano consecutivo. Os preços globais do trigo e do arroz atualmente estão bons para o país exportar e a Índia pode vender os dois produtos, sem dar qualquer incentivo, segundo a Comissão para Preços e Custos Agrícolas. A comissão, órgão que tem maior poder de voz sobre o preço mínimo de grãos e outras safras fixados pelo Estado, já aconselhou o governo a liberar os embarques.

1 Comentário

  • esta reportagem está pouco nítida, não explica a comição de onde? espero não ser do Brasil, é só o que falta é vir mais arroz para cá, temos de sobra ainda estava vindo da Argentina!!! vê se pode!!!!
    è interessante a nossa lei não permite a compra de agrotóxicos´do Uruguai ou argentina,alegam que o uso poderá causar dano a saúde!!! agora o Arroz produzido lá pode sabe-se lá com o uso de que veneno????

    Isto è BRASIL!!!!!! obrigada Rosa

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter