Índia perde pedidos com preços do arroz próximos do limite de alta em dois meses
(Por Planeta Arroz*) Os preços de exportação do arroz na Índia atingiram seu nível mais alto em quase dois meses esta semana devido à valorização da rúpia, mas a demanda esteve pouco aquecida porque os compradores escolheram variedades mais baratas em outras origens. A variedade parboilizada com 5% quebrados da Índia <RI-INBKN5-P1> foi cotada entre US $ 360 a US $ 365 por tonelada esta semana – a maior desde o final de julho em média – acima da faixa de US $ 358- $ 363 da semana passada.
A rúpia ganhou cerca de 0,7% desde o início do mês, reduzindo os retornos para os exportadores e, portanto, levando-os a aumentar os preços em dólares. “Alguns compradores estão mudando as aquisições para o Mianmar e o Paquistão, que também oferecem arroz a preços competitivos”, disse um exportador baseado em Kakinada, no estado de Andhra Pradesh.
Ainda assim, a Índia pode responder por até 45% das exportações globais de arroz em 2021, já que a capacidade expandida de manuseio do porto de águas profundas permite que o segundo maior produtor de arroz do mundo, depois da China, envie volumes recordes para compradores na África e na Ásia.
Os preços do arroz com 5% de quebrado <RI-VNBKN5-P1> do Vietnã subiram para $ 410- $ 420 por tonelada de $ 400 por tonelada uma semana antes, conforme a demanda aumentou. Os suprimentos do Vietnã, no entanto, ainda enfrentam problemas devido à escassez de contêineres e às restrições de movimentação provocadas pela pandemia, declarou um trader da província de An Giang no Delta do Mekong.
“Muitos exportadores estão enfrentando escassez de trabalhadores para lidar com o transporte e embarques de arroz”, acrescentou o negociante. As exportações de arroz do Vietnã em agosto aumentaram 7,4% em relação ao mês anterior, para 499.033 toneladas, de acordo com dados alfandegários do governo.
Enquanto isso, os preços do arroz com 5% de quebrados <RI-THBKN5-P1> da Tailândia caíram para $ 380- $ 393 por tonelada na quinta-feira, ante $ 380- $ 402 por tonelada uma semana atrás. Traders de Bangkok disseram que o mercado permaneceu quieto em meio aos altos custos de frete. “Há uma boa oferta por causa da chuva que ajudou na colheita deste ano, diferentemente do ano passado, mas não há compradores”, disse um trader.
“O governo deveria implementar algumas medidas para apoiar os produtores e exportadores de arroz”, acrescentou. Em 2020 a Tailândia perdeu o posto de segundo maior exportador mundial de arroz para o Vietnã e almeja recuperá-lo apenas em 2022.