Índia permite exportações de arroz quebrado em casos especiais
(Planeta Arroz) Em 9 de setembro do ano passado, o governo indiano proibiu a exportação de arroz quebrado para conter o aumento dos preços no varejo e aumentar a oferta doméstica. As exportações de arroz quebrado serão autorizadas com base na permissão dada pelo governo para embarques a outros países visando atender às suas necessidades de segurança alimentar, de acordo com uma notificação. Em geral, a exportação de trincas de arroz é proibida.
“A política de exportação de arroz quebrado é proibida, no entanto, a exportação será permitida com base na permissão concedida pelo governo da Índia a outros países para atender às suas necessidades de segurança alimentar e com base na solicitação de seu governo”, disse a Direção-Geral de Comércio Exterior (DGFT) informou em nota.
Em 9 de setembro do ano passado, o governo proibiu a exportação de arroz quebrado para conter o aumento dos preços no varejo e aumentar a oferta doméstica. Um imposto de exportação de 20% também foi imposto ao arroz não-basmati, exceto o parboilizado, para desencorajar as exportações. A Índia, o segundo maior produtor mundial de arroz depois da China, detém uma participação de 40% no comércio global.