Índia revê preço mínimo para exportações de arroz basmati
(Por Reuters) O governo indiano disse neste domingo que está revisando ativamente o preço mínimo que estabeleceu para as exportações de arroz basmati, mesmo enquanto continua a restringir os embarques para o exterior. A Índia é o maior exportador de arroz do mundo e em 2022 alcançou 22,1 milhão de toneladas em base casca, ou 40% de todo o comércio mundial do grão.
A decisão surge depois de Nova Deli ter dito no sábado que manterá um preço mínimo de exportação (MEP) de 1.200 dólares por tonelada para os embarques de arroz basmati, que foi imposto pela primeira vez em agosto para acalmar os preços locais.
A medida de sábado levantou preocupações entre os exportadores, que estavam prevendo uma queda acentuada nos embarques devido à decisão do governo.
A declaração do governo no domingo indica um declínio geral nos preços quando a nova safra de arroz começa a chegar e o ministro do Consumidor se reuniu com exportadores que disseram ao governo que o preço mínimo estava afetando negativamente as exportações. Após a reunião, uma revisão do preço mínimo “está sob consideração ativa do governo”, disse o comunicado.
A Índia proibiu em julho as exportações de arroz branco não basmati e mais tarde decretou um imposto de 20% sobre as exportações de arroz parboilizado.