Índia: subsídios para escoar grandes excedentes de arroz

Os armazéns do governo indiano estão lotados de trigo e arroz depois que o país colheu safras volumosas por três anos consecutivos.

O Ministério da Alimentação da Índia planeja aumentar o volume de trigo e arroz subsidiados para programas de bem-estar social, coordenados pelo Estado e para aquisições de grandes compradores neste ano fiscal. O objetivo é diminuir os estoques e ampliar o espaço de armazenagem antes do começo da nova safra.

Os armazéns do governo indiano estão lotados de trigo e arroz depois que o país colheu safras volumosas por três anos consecutivos. Os estoques de grãos totalizaram 71,1 milhões de toneladas até 1º de maio e devem chegar a um volume de 80 milhões de toneladas a 85 milhões de toneladas até o início do mês que vem, bem acima da capacidade de estocagem de 63 milhões de toneladas. A oferta excedente está sendo armazenada ao ar livre, vulnerável a estragar.

O governo vai alocar outras 10 milhões de toneladas de trigo e arroz subsidiados para programas de bem-estar social, totalizando 65 milhões de toneladas para o ano fiscal que começou em 1º de abril. A produção e a aquisição estão em patamares recordes, sendo necessário administrar os estoques, segundo o Ministério da Alimentação.

Em breve, o ministério buscará autorização do conselho ministerial para mais do que dobrar o volume de vendas de trigo subsidiado das reservas federais para grandes compradores, como moinhos de farinha e panificadores, de 1,2 milhão de toneladas de trigo em 2011/2012 para 3,0 milhões toneladas no ciclo 2012/2013. A Índia é o segundo maior produtor mundial de trigo e arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter