Índia ultrapassa China como principal produtor global de arroz, com 150,18 milhões de t
(Por Planeta Arroz, com TofI) A Índia emergiu como o maior produtor de arroz do mundo, superando a China com uma produção de 150,18 milhões de toneladas, disse o ministro da Agricultura da União, Shivraj Singh Chouhan, no domingo. O anúncio veio quando o ministro divulgou 184 novas variedades de 25 culturas desenvolvidas pelo Conselho Indiano de Pesquisa Agrícola (ICAR) em um evento na capital nacional.
Abordando o encontro, Chouhan disse que a Índia alcançou “grande sucesso” no desenvolvimento de sementes de alto rendimento e “A Índia ultrapassou a China na produção de arroz e se tornou o maior produtor mundial”, disse ele, acrescentando que a produção de arroz da China é de 145,28 milhões de toneladas.
Ele descreveu a conquista como sem precedentes e disse que a Índia agora está fornecendo arroz para os mercados estrangeiros, de acordo com a agência de notícias PTI. O ministro observou que o país tem estoques adequados de grãos alimentares, garantindo a segurança alimentar. Ele também orientou as autoridades a garantir que as variedades de sementes recém-liberadas cheguem aos agricultores rapidamente para que possam se beneficiar de maiores rendimentos e produtos de melhor qualidade. De acordo com o PTI, desde que o processo de notificação de gazeta começou em 1969, um total de 7.205 variedades de culturas foram notificadas.
Destes, 3.236 variedades de alto rendimento foram aprovadas sob o governo liderado por Narendra Modi, em comparação com 3.969 variedades notificadas entre 1969 e 2014. As 184 novas variedades incluem 122 cereais, seis legumes, 13 oleaginosas, 11 culturas de forragens, seis variedades de cana-de-açúcar, 24 variedades de algodão – incluindo algodão 22 Bt – e uma variedade cada de juta e tabaco.
Estes foram desenvolvidos por institutos da ICAR, universidades agrícolas estaduais e centrais e empresas privadas de sementes. As variedades são resilientes ao clima, de alto rendimento e resistentes a grandes pragas e doenças. Chouhan disse que o país entrou em uma nova fase da revolução agrícola impulsionada por sementes resistentes ao clima e pediu aos cientistas que se concentrem em aumentar a produção de pulsos e oleaginosas para alcançar a auto-suficiência.
O secretário de Agricultura, Devesh Chaturvedi, disse que as taxas de multiplicação de sementes foram aumentadas de 1,5 a duas vezes para fortalecer a disponibilidade, com corporações de sementes nacionais e estaduais garantindo sementes de qualidade a preços acessíveis.



1 Comentário
PÉSSIMA NOTICIA PARA A ORIZICULTURA GAUCHA, ENQUANTO A INDIA TIVER INUNDANDO O PLANETA COM SEU ARROZ , COM CUSTOS BAIXISSIMOS, O PRODUTOR DAQUI AMARGA PREJUIZOS E PARECE QUE TÃO CEDO NÃO SE VISLUMBRA UM HORIZONTE FAVORAVEL