Indicador arranca com valores acima da média no RS, diz Cepea
(Por AgroDados / Planeta Arroz) Depois de cair 4,4% em fevereiro e recuperar 2% em março, o Indicador de Preços do Arroz em Casca no RS (Cepea/Irga-RS), 58% de inteiros, à vista, seguiu firme na primeira quinzena de abril, trilhando um caminho de leve evolução. O mercado de arroz esteve mais lento na última semana e encerrou com baixa liquidez. Mesmo com orizicultores acelerando o ritmo da colheita, boa parte dos agentes esteve retraída das negociações, com o aumento da oferta no final da semana.
Na última sexta-feira, 14, agentes de mercado relataram menor ímpeto quanto às negociações para exportação, cenário que pode evidenciar uma trégua para indústrias e beneficiadoras locais em relação às compras da matéria-prima. Esta condição está diretamente atrelada à apreciação do Real perante o dólar.
Alguns produtores, por sua vez, sinalizam interesse em disponibilizar mais lotes, devido à aproximação do período de liquidação de contas no final do mês. Assim, com baixa liquidez, o Indicador Cepea/IRGA-RS (58% grãos inteiros, com pagamento à vista) fechou em R$ 88,20/saca de 50 kg, registrando relativa estabilidade. Em dólar corresponderia a US$ 17,93.