Índicador da FAO mantém estabilidade relativa em fevereiro

Preços do índica inferior caíram no Vietnã, enquanto o japônica manteve trajetória de alta.

O indicador de preços da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO (2002-04 = 100) manteve em média 223 pontos em fevereiro de 2019, praticamente inalterados desde a sua estimativa revisada de 223,3 pontos para janeiro de 2019. Cotações do arroz Índica de qualidade inferior, no levantamento, recuaram 1,7-1,8% em fevereiro.

Estas quedas, porém, foram em grande parte compensadas pelo aumento de 1,3% nas cotações médias dos grãos. O último levantamento do Índice Japônica da FAO confirmou uma alta de quatro anos, em 272,3 pontos. O Índice Aromático pouco mudou no mês passado, segundo a economista sênior da FAO, Shirley Mustafa, no relatório mensal FAO Rice Price Update, divulgado hoje pelo organismo mundial.

As cotações de fevereiro de arroz branco Indica declinaram em grande parte da Ásia, com a demanda pela nova safra persistentemente ajustada, ofuscando a notícia da aprovação da lei de tarifação do arroz importado nas Filipinas. Os preços vietnamitas foram mais afetados pelo tom de baixa, em torno de 6%, à medida que novas colheita da safra de inverno-primavera evoluíram sobre o ritmo lento do comércio.

Os esforços para atrair vendas e permanecer competitiva baixaram os valores correntes de exportação e no mercado interno da Tailândia e Paquistão. A depreciação da moeda e uma reviravolta na etapa final das plantações Rabi também forneceram espaço para enfraquecer os valores de fevereiro do arroz branco indiano.

O sentimento era mais firme nos mercados de grão parboilizado indiano e tailandês, mesmo com a demanda africana praticamente estática e culturas de fora de época próximas de serem colhidas, impedido altas mais significativas em ambos os países.

Nos principais países exportadores da América do Sul, as atividades comerciais mais lentas e em baixos volumes seguram a tendência ascendente de preços pelo ajuste sazonal e as fracas perspectivas para as colheitas de 2019, agora em andamento.

Enquanto isso, os preços de grão longo retraiu a patamares mínimos em 18 meses nos Estados Unidos, deprimido pelo interesse de compra baixo num contexto de estoques amplos.

De acordo com o Índice, os preços internacionais nos dois primeiros meses de 2019 ficaram 1,1% abaixo dos níveis do período equivalente em 2018. A íntegra do relatório está em nossa área de downloads.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter