Índice de preços da FAO mantém-se praticamente inalterado em julho

Preços de exportação enfraqueceram na Tailândia e no Paquistão. Fortaleceram-se levemente no Vietnã e na Índia. O índice da FAO, no entanto, leva em conta a média dos preços do arroz Índica e Japônica.

O Índice de Preços do Arroz da Agência para a Agricultura e Alimentação da Organização das Nações Unidas (FAO/ONU) manteve-se praticamente inalterado em julho de 2013, com um valor de 241 pontos (referência de 100 = 2002 a 2004). As cotações do grão Índica de alta qualidade e variedades aromáticas apresentaram pequenas quedas durante o mês, mas um o indicador foi fortalecido pela sustentação de preços do grão Japônica, segundo o relatório assinado pela economista sênior Concepción Calpe, da Divisão de Comércio e Mercado da FAO.

Os preços de exportação seguiram tendências diferentes nas principais origens ao longo de julho. Enfraqueceram ainda mais na Tailândia, com a desvalorização do Baht (moeda local) e uma venda de títulos do governo. “Não obstante às disponibilidades apertadas, a depreciação da moeda também levou os preços no Paquistão à queda, enquanto o organismo de compra oficial garantiu o apoio necessário ao fortalecimento das cotações no Vietnã. Uma tendência de preços mais altos foi verificada na Índia, enquanto que nos Estados Unidos, no pico de sua entressafra, os valores variaram de acordo com a qualidade do produto negociado”, relata Concepción.

Com base no índice FAO, os preços de exportação de arroz nos primeiros sete meses de 2013 ficaram 1,7% acima dos valores no período correspondente em 2012, sustentados por cotações mais elevadas de arroz aromático da Ásia.

É importante, para o leitor do Brasil, levar em conta que o indicador da FAO analisa a média de preços mundiais levando em conta tanto o arroz Índica quanto o grão Japônica, incluindo variedades aromáticas, o que foge à realidade do cereal produzido no País, que quase que exclusivamente da variedade Índica.

Para mais informações http://www.fao.org/economic/est/statistical-data/est-cpd/en/ ou baixe o arquivo original em pdf na área de download de Planeta Arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter