Indonésia planeja importar 1 milhão de toneladas de arroz da Índia

 Indonésia planeja importar 1 milhão de toneladas de arroz da Índia

(Por Planeta Arroz) A Indonésia está considerando um plano para importar 1 milhão de toneladas de arroz da índia em 2025 para garantir o abastecimento até sua principal colheita, disse o ministro coordenador de Assuntos Alimentares, Zulkifli Hasan, após uma reunião de autoridades agrícolas e de alimentos na terça-feira.

A produção de arroz da Indonésia deve cair 2,43% este ano, para 30,34 milhões de toneladas, devido a um atraso no plantio e na safra em meio a um clima seco mais longo em 2023, informou o departamento de estatísticas no início deste mês.

“Precisamos de mais 1 milhão de toneladas… para que possamos ir supridos até fevereiro. A produção em dezembro-fevereiro é geralmente menor”, disse o chefe da Agência Nacional de Alimentos, Arief Prasetyo Adi, a repórteres após a reunião com Hasan.

O arroz é um alimento básico para a maioria dos 280 milhões de habitantes da Indonésia e a principal colheita de arroz normalmente começa em março.

As importações de arroz da Indonésia saltaram nos últimos dois anos, atingindo mais de 3 milhões de toneladas por ano.

O país do Sudeste Asiático pretende importar até 3,6 milhões de toneladas de arroz este ano. Também planeja abrir entre 750 mil hectares e 1 milhão de hectares (2,47 milhões de acres) de novos campos de arroz em 2025 para alcançar a meta de autoconfiança alimentar do presidente Prabowo Subianto.

O maior exportador de arroz do mundo, a índia, removeu o preço mínimo para a exportação de arroz branco não-basmati neste mês para impulsionar as exportações devido à expectativa de maior produção e com os estoques se acumulando desde as restrições de exportação de 2023.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter