Indústria gaúcha lança borracha de apagar com cinzas de casca de arroz
A Lado B é uma borracha que está pronta, porém, não finalizada. Ela nasceu para se experimentar e se adaptar, permanentemente, a partir da interação com seus usuários.
A Mercur, indústria de Santa Cruz do Sul com importante participação no mercado brasileiro, busca evoluir em tudo que faz, observando as mudanças que acontecem com o mundo e valorizando as necessidades das pessoas. Com isso, em 2011, a empresa iniciou um projeto com um grupo multifuncional cujo desafio era desenvolver um produto que na sua composição fossem empregados, predominantemente, insumos renováveis e com menores níveis de emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa). A decisão foi por experimentar mudanças na composição de um ícone da companhia: a borracha de apagar.
Neste contexto, surgiu a Borracha Lado B que possui em sua composição cerca de 49,28% de matéria-prima renovável, enquanto as demais borrachas possuem apenas 12,9%. E o desenvolvimento do produto se deu em meio a diálogos entre colaboradores e diversos outros públicos de interesse, como escolas, ambientalistas, clientes, fornecedores de matérias-primas, etc. A Lado B é uma borracha que está pronta, mas não finalizada. Ela está sempre em “B”eta.
A borracha é composta por cinzas de cascas de arroz – que foram queimadas para produzir combustível visando a geração de energia elétrica – em substituição a materiais não-renováveis, que tradicionalmente integram a formulação das borrachas de apagar. A cinza da casca do arroz é um resíduo sem utilização posterior, inclusive sem função para aplicação no meio ambiente, ou seja, após transformada em cinza a casca não possui outro uso possível.
A quantidade de cinzas utilizada para compor a borracha LADO B é muito menor do que o volume de resíduos gerado no processo de transformação dele em energia, então a produção da borracha não estimula a queima da casca de arroz para atender a demanda da empresa, mas sim amplia as possibilidades de uso.
Conheça toda a história da borracha neste vídeo:
CARACTERÍSTICA DA BORRACHA
COR CINZA ESCURA – A borracha Lado B tem uma cor cinza escura, em função da utilização da cinza da casca de arroz na sua composição. Esta é uma limitação do processo.
+ LEVE – A borracha Lado B tem menor densidade do que as borrachas tradicionais Record (borrachas brancas) da Mercur. Desta forma, o produto se torna mais leve e o seu transporte gasta menos combustível, diminuindo ainda mais as emissões de gases do efeito estufa também na sua distribuição, até chegar na casa do consumidor.
PESSOAS COM BAIXA VISÃO – Por ser mais escura, ela pode auxiliar na identificação do produto por pessoas de baixa visão, uma vez que, as borrachas brancas, são mais difíceis de serem "localizadas", quando estão sobre a folha branca do caderno.
Como adquirir esta borracha?
A Borracha Lado B pode ser adquirida através da loja virtual pelo endereço
A Mercur convida você a avaliar, conhecer, testar e sugerir novos aperfeiçoamentos para a nova borracha. Compartilhe nas redes sociais: #bompratodomundo
Sobre a Mercur:
A Mercur é uma empresa brasileira, fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante das suas atividades, a empresa entende que tudo que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade.
A conta com 700 colaboradores com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação, saúde, como: borrachas de apagar, bolsas térmicas, muletas e produtos voltados a pessoa com deficiência. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.