Industrial Helmut Tessmann morreu aos 87 anos
(Por ClicCamaquã) Na manhã deste sábado (01), Camaquã e o mundo arrozeiro perderam um de seus grandes empresários. Helmut Tessmann, fundador do grupo HT Nutri, faleceu aos 87 anos de idade. Sepultado no sábado, no Cemitério Bom Pastor, em Camaquã, no Sul gaúcho, deixou os filhos Cristiane e Walter; o genro Nelson e a nora Denise; netos Lorenzo e Leonardo; além de amigos e demais familiares.
Tessmann nasceu na localidade de Santa Auta em 24 de março de 1934, único homem dos nove filhos dos agricultores Walter e Tereza Tessmann. Estudou até a 3° série e trabalhou na lavoura até os 18 anos de idade, quando foi convocado para servir o Exército. Na volta do Exército, seu pai o ajudou na compra de um caminhão usado, quando então passou a trabalhar como caminhoneiro. Sempre com uma mente empreendedora, Helmut tornou-se comerciante, comprando e vendendo mercadorias e as transportando.
Na década de 60, começou a trabalhar com engenho de arroz macerado na Vila Nova, ampliando também para arroz branco depois. Em 1º de maio de 1968, fundou o Grupo HT Nutri.
Nos anos 1980, teve revés financeiro e vendeu seu engenho para a empresa Agricape. Em 1981, com a ajuda de Augusto Blanchar da Silveira, comprou um prédio na Vila São Carlos, iniciando o beneficiamento de arroz parboilizado. Helmut foi um dos pioneiros na técnica.
Ele vendeu seu prédio para a Extremo Sul e ao lado construiu então uma empresa mais moderna para trabalhar com arroz parboilizado e branco. Helmut foi um dos responsáveis por colocar Camaquã no cenário nacional como “Capital do Arroz Parboilizado”.
Autodidata, apesar da baixa escolaridade, Helmut sempre montava suas fábricas primeiro na cabeça para depois colocar no papel e iniciar a construção, segundo sua família. Ele trouxe inovações importantes para o setor do beneficiamento de arroz. Visionário, viajou por muitos países procurando tecnologias que pudessem ser usadas na indústria. Posteriormente, Helmut vendeu mais uma indústria, desta vez para a Camil Alimentos. Graças a ele, por causa da venda de suas indústrias, instalaram-se mais três novas empresas na cidade.
Além disso, construiu também indústrias para extração de óleo de arroz e produção de proteína texturizada de soja, e extração de óleo de soja.
No total, Helmut criou cinco empresas, que juntas formaram a maior fonte empregadora do município. Dentre as vendas, uma rendeu-lhe uma homenagem, a São Carlos de TessmannLand.
A família:
Ele foi casado com Maria Lidia Szortika Tessmann, sua sócia na vida e em todas as empresas. Foi pai de três filhos e teve três netos. Sempre muito reservado, seu espírito solidário e altruísta falava por si só. Poucas pessoas sabem, mas, de acordo com sua família, Helmut foi o maior criador de empregos na história de Camaquã.