Indústrias de arroz de Pelotas investem em projeto para capacitação técnica e qualificação da produção

 Indústrias de arroz de Pelotas investem em projeto para capacitação técnica e qualificação da produção

Evento foi realizado na Arena Rampa, no bairro Quartier. (Foto: Vinicius Peraça/Satolep Press)

(Por Assessoria de Imprensa/Jornal Tradição) O Sindicato da Indústria do Arroz de Pelotas (Sindapel) apresentou, na segunda-feira (10), os resultados de um projeto de mapeamento e qualificação técnica do setor a representantes das empresas associadas. O trabalho, realizado ao longo dos últimos nove meses, promoveu a capacitação e o treinamento de profissionais, além de ações de monitoramento e padronização de processos em unidades das indústrias que integram o sindicato. O evento foi realizado na Arena Rampa, no bairro Quartier.

Iniciado em novembro de 2025, o projeto foi viabilizado com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), por meio do Programa de Apoio a Projetos Sindicais (Prosind Fiergs 2025/26), e executado pela Grano Safe Consultoria Agroindustrial, empresa especializada contratada para conduzir as ações e apresentar os resultados.

Com o objetivo principal de garantir ainda mais qualidade ao produto que chega aos consumidores, as ações também tiveram como foco ampliar a confiabilidade das relações comerciais entre indústrias e produtores de arroz. Para isso, profissionais e equipes das empresas participaram de palestras e workshops sobre procedimentos como classificação, manejo, secagem e armazenamento dos grãos.

Conforme o presidente do Sindapel, Giancarlo Fagundes Silva, a conclusão da consultoria permitirá às arrozeiras avaliar e aperfeiçoar processos. “Esse projeto com o apoio da Fiergs é de grande importância porque nos auxilia a organizar todas as informações sobre aquilo que as indústrias fazem no seu dia a dia, algo fundamental não só do ponto de vista técnico da linha de produção, mas também para a gestão. A partir do momento em que melhoramos nossas estruturas e processos, o consumidor certamente receberá um arroz, que já é de excelência, com ainda mais qualidade.”

Reflexos se expandem para toda a cadeia produtiva

Entre os aspectos essenciais para o beneficiamento do arroz abordados pela consultoria esteve a calibração e o monitoramento de medidores de umidade de grãos das indústrias. Para isso, analistas visitaram quinzenalmente as empresas para a checagem periódica dos equipamentos.

Conforme Nathan Vanier, diretor da Grano Safe, o trabalho foi dividido em quatro macroetapas, cobrindo diferentes atividades dentro das empresas.

“Foram duas para treinamento de pessoal visando a classificação de grãos e engenharia de produção. Também houve foco na aferição de equipamentos que são fundamentais para melhor gestão da matéria-prima, custos e margem de produção, o que se reflete em melhores contratos e confiabilidade entre os elos da cadeia produtiva. E, por fim, elaboramos um panorama geral de informações, permitindo que as indústrias do Sindapel saibam exatamente onde estão suas fortalezas e gargalos para que possam trabalhar em cima disso.”

Sobre o Sindapel

Fundado em 1971, o Sindicato da Indústria do Arroz de Pelotas (Sindapel) reúne 18 indústrias. Juntas, elas geram mais de quatro mil empregos diretos e fazem da região de Pelotas o maior polo de beneficiamento de arroz da América Latina. Ao todo, essas empresas produzem mais de 200 marcas, que representam 70% de todo o arroz consumido no Brasil.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter