Iniciada a colheita do Arroz Orgânico em Viamão

 Iniciada a colheita do Arroz Orgânico em Viamão

Pequenos agricultores dão início à colheita

Este ano, mais de 840 hectares de arroz orgânico começaram a ser colhidos.

Nesta quarta-feira (03.02), a Associação dos Produtores de Arroz Ecológico, do Assentamento Filhos de Sepé, realizou a 7ª Festa de Abertura da Colheita do Arroz Orgânico, na sede da Associação, parada 73 da RS-040, localizada no município de Viamão.

A festa iniciou às 11 horas com o grupo gestor do arroz ecológico fazendo uma breve apresentação dos parceiros e instituições presentes, dentre elas o ConFIE (Convênio INCRA-Fapeg-Embrapa Clima Temparado), parceria que para o presidente da Associação Leonildo Zang, possui uma boa parcela de contribuição para que os produtores alcançassem o arroz de qualidade que é plantado hoje na localidade.

Este ano, mais de 840 hectares de arroz orgânico começaram a ser colhidos. Esse tipo de produção beneficia o setor público por meio de uma parceria entre produtores e prefeitura, pois há mais de dois anos essa parceria está levando arroz orgânico para a merenda das escolas públicas do município. “Não produzimos uma mercadoria, mas sim um alimento de qualidade” ressalta Huli Marcos Zang, da direção da associação. O arroz orgânico não utiliza agrotóxicos, adubo químico, nada que possa agredir o meio ambiente ou a saúde do consumidor. “O diferencial é o manejo, do solo e da água, de maneira constante, o que não acontece no cultivo normal de arroz. O cultivo de outras culturas também é um fator para tratá-lo e dispensar o uso de produtos artificiais.” finaliza Zang.

Ainda pela manhã, foi oficialmente formalizada a parceria entre o Banco do Brasil e a Apaeco (Associação dos Produtores de Arroz Ecológico) com a assinatura do programa “Desenvolvimento Regional Sustentável do Arroz Orgânico”, parceria que há dois anos atua para que haja uma sociedade justa, economia viável e que suas áreas de atuação sejam ecologicamente corretas. Desde o início da parceria já foram investidos mais de R$ 1,5 milhões em infra-estrutura para a Apaeco. Em seguida, os participantes foram convidados a deslocarem-se até a lavoura com o arroz IRGA 417, onde o Prefeito Municipal de Viamão Alex Boscaini em ato simbólico realizou a abertura oficial da colheita.

Ao meio-dia como encerramento das atividades a Apaeco ofereceu um almoço aos participantes, além de uma justa homenagem (poesia) declamada por Severiano Telles a seu amigo e companheiro Adão Preto (in memoriam), Deputado Federal e um dos fundadores do Movimento dos Sem Terra. Participaram do evento Prefeitura Municipal de Viamão, IRGA, Fundação Luterana Diaconia, ABDSul, ConFIE, COPAC, COOPAN, COOPAT, COOTAP e Banco do Brasil.

1 Comentário

  • BOM DIA, DEVEMOS ENCENTIVAR O PLANTIO DO ARROZ ORGÂNICO, PARA TERMOS UM ALIMENTO SAUDÁVEL, SEM RISCO DE CONTAMINAÇÃO, SEM AGROTOXICO, NO SEU MANEJO, PARA QUE TENHAMOS EM NOSSA REFEIÇÃO UM PRODUTO SAUDÁVEL, PARA NOSSA FAMÍLIA.

    ATT
    ÁLVARO BRITOS JAMBEIRO
    TÉCNICO AGRICOLA

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter