Inovação agrícola combate escassez de arroz e reduz metano pela metade

 Inovação agrícola combate escassez de arroz e reduz metano pela metade

(Por Planeta Arroz) Uma nova colheitadeira de arroz pode reduzir os efeitos climáticos da agricultura em países em desenvolvimento. A Straw Innovations lançou uma máquina pioneira para cultivo de arroz que visa fortalecer a segurança alimentar e reduzir os impactos climáticos, começando nas Filipinas e expandindo para a Indonésia e a Índia.

A empresa diz que seu Straw Traktor pode liberar uma colheita extra de arroz a cada ano, melhorar a saúde do solo e aumentar a produção anual em até 65%, ao mesmo tempo em que reduz pela metade as emissões de metano dos arrozais. A máquina estreou no Rice Straw Bioenergy Hub em Pila, Laguna, a primeira instalação do mundo dedicada à reciclagem de palha de arroz.

O fundador e diretor Craig Jamieson afirmou que o sistema estabelecerá um novo padrão para o processamento de arroz. Ele classificou a mudança como transformadora para as comunidades agrícolas e o meio ambiente. Projetado para condições de inundação, o Straw Traktor coleta palha e rotaciona a terra para permitir um terceiro ciclo de cultivo.

Também pode espalhar corretivos de solo, como o biochar, que, segundo a empresa, pode aumentar a produtividade em mais 10%. Ao transformar palha em produtos valiosos, as fazendas ganham novas fontes de receita e, ao mesmo tempo, reduzem as emissões.

As partes interessadas filipinas acolheram positivamente a parceria, observando seu potencial para aumentar a produtividade, apoiar os meios de subsistência rurais e reduzir as emissões de uma cultura básica que alimenta mais da metade do mundo.

Com o apoio da Innovate UK e da UKAid por meio do programa Energy Catalyst e trabalhando com o vencedor do Prêmio Earthshot, Takachar, a Straw Innovations lançará o Straw Traktor na Indonésia e na Índia no ano que vem.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter