Instalada a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz de Santa Catarina

 Instalada a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz de Santa Catarina

Integrantes da Câmara Setorial Catarinense tomam posse

Setor arrozeiro se organiza em Santa Catarina.

Uma das cadeias produtivas mais importantes de Santa Catarina, o setor da rizicultura, que abrange mais de 12 mil famílias, teve instalada sua Câmara Setorial, nesta quarta-feira (4), em solenidade na Assembleia Legislativa, com a presença de mais de 50 lideranças do segmento . Proposta pelo vice-presidente da Comissão de Agricultura, deputado estadual José Milton Scheffer, tem como objetivo fortalecer o agricultor catarinense, estruturando o setor de forma que o produtor tenha estabilidade e garantia de comercialização. Segundo o presidente da Câmara Setorial Nacional da Cadeia Produtiva do Arroz do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, Francisco Lineu Schardong, Santa Catarina com a instalação do órgão avança na consolidação da rizicultura. “Hoje o estado dá um salto na estruturação do setor, vejo vocês no caminho certo para o fortalecimento da rizicultura”, frisou Schardong, destacando o crescimento do segmento no Rio Grande do Sul após a criação do órgão.

O deputado Zé Milton salientou que o órgão vai colaborar na formulação das prioridades estabelecidas para a organização da cadeia produtiva do arroz, na implementação da política, e no estabelecimento de metas socioeconômicas voltadas para a atividade do setor. “Nosso papel é de subsidiar a formulação dos Planos Anuais de Ação para o desenvolvimento da rizicultura e assessorar o Governo, por meio da Secretaria de Agricultura, na fixação de diretrizes e metas de desempenho do setor nos mercados interno e externo” defendeu.

De acordo com o secretário de Agricultura, João Rodrigues, a Câmara será um fórum permanente de discussão, de construção de políticas públicas com a presença de produtores, sociedade civil como um todo, construindo importante diálogo no setor. “Vai ser um espaço fundamental para que cada dia mais nós possamos melhorar a rizicultura de nosso estado”, salientou Rodrigues.

Eleito coordenador da Câmara o deputado José Milton salientou a importância desta nova ferramenta da agricultura. “É um instrumento importantíssimo alinhado ao posicionamento do Governo, de dialogar com a sociedade, de forma participativa. É um instrumento moderno, dinâmico e democrático”, avaliou.

Composição

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz é formada por representantes da Secretaria da Agricultura e da Pesca, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Banco do Brasil, Secretária de Estado da Fazenda – SEF, Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – Ocesc, Federação da Agricultura do Estado de Santa Catarina – Faesc, Sindicato da Indústria do Arroz – Sindarroz-SC, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina – Fetaesc, Delegacia Estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA/SC, Superintendência Federal da Agricultura em Santa Catarina – MAPA/SFA/SC, Associação Catarinense dos Produtores de Semente de Arroz, Acapsa, Associação Catarinense dos Supermercados – Acats, Fundação do Meio Ambiente – Fatma, Federação Catarinense de Municípios – Fecam, Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc, Associação de Rizicultores do Litoral Norte – Arrinca, Associação de Rizicultores do Vale do Rio D Uma e Região e Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola – Epagri/Cepa.

2 Comentários

  • PARABÉNS aos colegas catarinenses; juntos, nós produzimos 75% do arroz brasileiro e dentro de poucos anos estaremos produzindo mais de 80%.
    V amos nos organizar e enfrentar esses momentos dificeis; nós aqui de Tapes nunca esquecemos os colegas catarinenses que nos acompanharam no movimento TE MEXE ARROZEIRO.
    Hoje temos um novo barulho- TE MEXE PRODUTOR

  • Mais que necessaria a criaçao desta instituiçao,que atraves de seus membros possa transformar a voz do produtor em açoes que viabilizem a atividade.Sucesso e seja bem vinda.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter