Instituto Agronômico de Campinas desenvolve sementes de arroz preto

Pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) estão trabalhando numa variedade exótica de arroz, de cor preta. As sementes estarão disponíveis no início do ano que vem.

Pesquisadores do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) estão trabalhando numa variedade exótica de arroz, de cor preta, originário da China, onde é conhecido há mais de 2 mil anos. Denominado IAC 600, está sendo multiplicado numa fazenda experimental da Secretaria da Agricultura e Abastecimento no Vale do Paraíba.

As sementes estarão disponíveis no início do ano que vem. O tipo preto, oferecido a um segmento restrito de mercado, é muito mais caro que o branco tradicional. O preço de um quilo desta variedade importada oscila entre R$ 20,00 e 25,00 no comércio especializado.

O sabor é acastanhado (gosto de pinhão) e deve ser consumido como se fosse integral. Além do aroma, tem mais proteína que o integral comum e maior teor de fibras. Tem também compostos que combatem radicais livres e menos gordura que o branco.

5 Comentários

  • Prezado IAC,
    Já tive oportunidade de apreciar este arroz em Cunha-SP.
    Sou pequeno proprietário e tenho interesse em cultivar este arroz de cor preta.

    Atenciosamente.

    Kazushi

  • Como faço para conseguir a semente de arroz preto?? E informações sobre o plantio ?

  • Essa semente do arroz preto já está disponível?

  • Tenho interesse em conseguir pelo menos um punhado dessa semente. Estou aposentando e tenho um sítio onde desenvolverei uma plantação orgânica variada, inclusive de arroz, este para consumo próprio (em escala menor). Já comprei até o pilão para socar o arroz.
    Se houver a possibilidade, favor fazerem contato.
    Att,
    Adalmir

  • Bom dia! gostaria de orientação onde encontro semente de arroz vermelh, preto e integral.

    Att.

    Simone

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter