Instituto aponta menor produtividade do arroz na safra do RS

Colheita do grão começou na região oeste do estado. Resultado não é o esperado pelos agricultores..

O engenheiro agrônomo Marcos Fritsch começou a colheita do arroz nos 2,1 mil hectares cultivados no município de Itaqui, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul.

Ele conta que a safra deste ano foi marcada por incertezas, por isso, muitos produtores estimam que ocorra uma redução na produtividade em relação ao ano anterior. “A gente começou a colheita no dia 1º de fevereiro, estamos com 5% da área colhida e a produtividade em torno de 10% menos que no ano anterior”, diz.

A fronteira oeste do Rio Grande do Sul hoje é responsável por 20% da produção nacional do arroz. Em algumas lavouras a colheita deve começar mais tarde, principalmente por causa da estiagem e do baixo nível das barragens.

O Irga, Instituto Rio Grandense do Arroz, estima que a safra na fronteira oeste chegue a 2,4 milhões de toneladas, 7% menos que na safra passada.

A queda na produção deve ajudar a alavancar os preços. "Hoje a expectativa está em torno de R$ 33 para a região, a gente acredita que no segundo semestre, possivelmente, com a queda de produtividade, vai ser muito melhor chegando próximo dos R$ 40”, explica Fritsch.

A colheita do arroz, no Rio Grande do Sul, vai até meados de abril.

2 Comentários

  • Estes são os números verdadeiros, das colheitadeiras!
    Vai faltar arroz no segundo semestre.

  • Em minha lavoura, as colheitadeiras informaram ontem, dia 11: 8% de quebra.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter