Interceptados na Bélgica 222 quilos de cocaína em carregamento de arroz
(Por Planeta Arroz) O Ministério das Finanças belga informou a descoberta de 222 quilos de cocaína escondidos em um carregamento de arroz da Argentina, encontrados em um contêiner no navio Grande Nigeria no porto de Antuérpia, um dos principais pontos de entrada de drogas na Europa. O contêiner, que também passou pelo Brasil com destino a Hamburgo, continha tijolos de drogas com o logotipo da grife de luxo Ermenegildo Zegna, selo usado por organizações criminosas como dispositivo de identificação e alerta. A remessa é atribuída a redes como a do uruguaio Sebastián Marset e a Mocro Máfia, de origem holandesa-marroquina.
A técnica utilizada foi a rip-off , que consiste em abrir um recipiente, introduzir o medicamento e fechá-lo novamente com um novo lacre.
O juiz federal de Zárate, na Argentina, iniciou uma investigação para apurar se o contêiner foi adulterado naquele porto, embora se suspeite que a “contaminação” tenha ocorrido em Santos, no Brasil. Curiosamente, o mesmo navio já havia sido interceptado em fevereiro com 547 quilos de cocaína escondidos em uma carga semelhante. A investigação está em estágio inicial, mas já há pistas sobre os responsáveis.