Inundações destroem mais de 25% das colheitas de arroz da Nigéria

 Inundações destroem mais de 25% das colheitas de arroz da Nigéria

Produção nigeriana pode cair de 2,5 milhões para 500 mil toneladas na região atingida

Os agricultores alertaram que as inundações podem levar a desafios de segurança alimentar ao país que está entre os três maiores importadores de arroz.

A recente inundação no estado de Kebbi, produtor de arroz, destruiu mais de 25% das colheitas de arroz esperadas de 8 milhões de toneladas da Nigéria neste ano.

A informação foi divulgada pelo Presidente do Estado de Kebbi da Associação de Agricultores de Arroz da Nigéria, Mohammed Sahabi, em uma entrevista à Bloomberg no sábado.

O presidente Muhammadu Buhari já havia expressado preocupação sobre os efeitos das enchentes no estado de Kebbi nas colheitas de arroz da Nigéria neste ano. “É um retrocesso em nossos esforços para aumentar a produção local de arroz como parte das medidas para interromper a importação de alimentos” , disse ele.

“Esta má notícia não poderia ter chegado em momento pior para os nossos agricultores e outros nigerianos que esperavam uma colheita abundante este ano, a fim de reduzir o atual aumento astronômico nos custos dos produtos alimentares nos mercados.”

Sahabi disse que 450.000 hectares de arroz foram inundados e perdidos, e outros produtores de arroz em Kano, Enugu, Jigawa e Nasarawa também registraram perdas. Ele acrescentou que a previsão é de fortes chuvas para o ano, porém, “não esperávamos que os danos fossem dessa magnitude. ”

“Nossa meta estadual era de 2,5 milhões de toneladas neste ano, mas agora estamos prevendo apenas 500 mil toneladas de safra” , acrescentou.

A All Farmer Association of Nigeria alertou que as inundações podem levar a desafios de segurança alimentar, embora possa ser muito cedo para saber o verdadeiro impacto das fortes chuvas na produção agrícola.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter