IPEM apreende produtos com peso a menos do que o indicado
Em menos de suas semanas de fiscalização foram apreendidos cinco tipos de produtos com o peso fora das especificações contidas nas embalagens. Entre eles, o arroz.
O trabalho de fiscalização dos técnicos do Ipem/RR é constante, mas intensificado em períodos específicos como a Páscoa. Para isso, a equipe passou por uma capacitação nos dias 22, 23 e 24 com um técnico do Ipem de Manaus, especificamente na área de fiscalização de produtos pré-medidos, ou seja, aqueles embalados nas fábricas. Em menos de suas semanas de fiscalização foram apreendidos cinco tipos de produtos com o peso fora das especificações contidas nas embalagens.
Os produtos fiscalizados foram o arroz Panela Cheia, produzido em Roraima; feijão Rei da Mesa, produzido no Paraná; farinha branca Quero Sim, produzida no Amazonas; óleo de soja Soya, de Santa Catarina e o detergente líquido FC, do Maranhão.
Monteiro disse que no caso do arroz e do feijão, o peso apresentou uma variação significativa, com embalagens pesando entre 960g a 970, quando o especificado na embalagem pelo fabricante seria peso de 1kg. O óleo de soja também estava fora das especificações do fabricante. Nas embalagens (garrafa pet) que deve conter 900ml, foram registrados apenas 860ml, em média