Irã importa arroz do Paquistão e Índia, mas preocupado com arsênico
Não é a primeira vez que os deputados iranianos alertam sobre a importação de arroz do Paquistão e da Índia, que possui altos níveis de arsênico.
A Índia e o Paquistão permanecem como principais exportadores de arroz para o Irã, em meio a preocupações com a contaminação pelo arsênio do arroz importado .
Arroz no valor de US $ 963 milhões encabeçou a lista de bens importados do Irã durante os primeiros cinco meses do atual ano fiscal (iniciado em 20 de março), de acordo com as últimas estatísticas da Administração Aduaneira Iraniana. A cifra é 102 por cento maior em relação ao ano anterior.
O volume do arroz importado ultrapassou 1 milhão de toneladas ou 79% de ano para ano.
De acordo com o relatório da administração aduaneira, a Índia e o Paquistão foram os principais exportadores de arroz do Irã no período, seguidos pelos Emirados Árabes Unidos e pela Tailândia.
Algumas autoridades iranianas expressaram preocupações quanto à segurança das variedades de arroz importadas da Índia e do Paquistão.
Seyyed Ahsan Alavi, um deputado iraniano disse à agência de notícias Tasnim, dia 17 de setembro. que o arroz importado da Índia e do Paquistão para o Irã está contaminado com arsênico.
E que a importação do arroz contaminado continuou recentemente apesar das advertências.
Alavi instou o Instituto de Normas e Pesquisa Industrial do Irã a esclarecer o assunto, fornecer um relatório detalhado e enviá-lo ao parlamento.
Não é a primeira vez que os deputados iranianos alertam sobre a importação de arroz do Paquistão e da Índia, que possui altos níveis de arsênico.
A segurança alimentar é um assunto sério para o Irã, dada a sua população, que cresceu para mais de 80 milhões, enquanto a cesta de alimentos do país está diminuindo.
A produção de arroz no Irã foi de 1,8 milhão de toneladas em 2015. O número deverá atingir 2,6 milhões de toneladas este ano. De acordo com os funcionários, no entanto, o país ainda depende das importações de arroz para o seu consumo interno.
O consumo total do Irã é de mais de 3,2 milhões de toneladas por ano.


