Iraque abre licitação de compra de arroz no mercado internacional

 Iraque abre licitação de compra de arroz no mercado internacional

Evolução das importações do Iraque

O USDA espera que as importações de arroz do Iraque cheguem a 1,2 milhões de toneladas. Por enquanto, apenas 90 mil estão sendo negociados.

O Ministério do Comércio do Iraque (MoT) está realizando nova licitação de compra de arroz de origem global de no mínimo 30 mil toneladas, cujas propostas serão recebidas até hoje, segunda-feira, 5 de abril. As ofertas devem ser válidas até 8 de abril. Esta será a segunda licitação realizada pelo país desde um vácuo na promoção de concorrências entre setembro de 2019 e fevereiro de 2021, causado principalmente por uma queda nos preços do petróleo e baixas reservas cambiais.

Em compensação, será a segunda licitação em cerca de 43. A expectativa é de 45 dias.

Em sua última concorrência realizada em 3 de fevereiro, o Iraque adquiriu 60 mil toneladas de arroz branco, uruguaio, da trading Hanalico, por US $ 672,00 por tonelada CIF Umm Qasr.

Embora ofertas mais baixas de arroz asiático estivessem disponíveis, mais uma vez os iraquianos demonstraram sua preferência de longa data pelo arroz sul-americano de alto padrão.É grande a expectativa mundial para aquisições iraquianas, visto que o país é um forte importador e se ressente de dificuldades nas suas safras. A produção de grãos do ano de comercialização de 2021-22 do Iraque tende a ser menor,  já que chuvas esporádicas devem esgotar os recursos hídricos já limitados do país, de acordo com um relatório da Rede Global de Informação Agrícola (GAIN) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

A produção de arroz na campanha 2020-21 é estimada em 373 mil t. As estimativas de colheita ainda não foram determinadas, pois as autoridades do Iraque ainda aguardam informações sobre as disponibilidades de água para irrigar as safras de arroz e milho.

O USDA espera que as importações de arroz do Iraque na campanha de comercialização de 2021-22 cheguem a 1,2 milhões de toneladas, devido à escassez de chuvas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter