Iraque anuncia tender trade de 30 mil t e movimenta o mercado mundial

 Iraque anuncia tender trade de 30 mil t e movimenta o mercado mundial

Estados Unidos e o Mercosul, que têm tido a preferência nas compras iraquianas, estavam aguardando há muito a concorrência internacional.

O Ministério do Comércio do Iraque anunciou, nesta quarta-feira, uma licitação global para a aquisição de 30.000 toneladas de arroz de alto padrão, confirmaram traders internacionais e a autoridade da alimentação do país do Oriente Médio. Afetado pelas sanções comerciais dos Estados Unidos e o baixo preço do petróleo, os iraquianos estariam com um déficit superior a 700 mil toneladas no seu programa alimentar estatal.

As estatísticas mostram uma trajetória crescente de compras do governo iraquiano anteriores a 2020, quando o país teve dificuldades de obter dólares em função da crise de preços do petróleo e sofreu um acirramento do embargo americano a seus produtos, e direcionou parte das compras para a Ásia. Depois de adqurir 935 mil toneladas em 2016/17, em 2020, a estimativa era de que compraria 1,350 milhão de toneladas.     

Segundo a Federação das Indústrias do Arroz dos Estados Unidos (USARICE Federation) este concurso está fora de um Memorando de Entendimento (MOU) EUA-Iraque e pode ser preenchido por qualquer país. As empresas têm uma semana para enviar os documentos de licitação ao Ministério árabe.

Industriais norte-americanos se reuniram com o Ministério do Comércio do Iraque no início de 2020. “A USA Rice tem sido implacável na busca por uma licitação iraquiana desde o verão passado”, disse o presidente da USA Rice, Bobby Hanks. “Desde o envolvimento com o Departamento de Estado em Washington, DC e Bagdá, ao convite do Ministério do Comércio para um seminário em Dubai em fevereiro passado, ao envolvimento do Congresso nessa questão, a USA Rice está garantindo que haja fortes mercados de exportação para nosso grão longo colheita."

O Iraque comprou pela última vez 60.000 TM de arroz dos EUA em uma licitação de julho de 2019. O país normalmente compra mais de um milhão de toneladas de arroz por ano, com cerca de dois terços das importações provenientes da Índia. A América do Sul abasteceu o mercado nos últimos anos, embora a safra apertada tenha impedido as exportações de lá em 2020.

“Embora os EUA estivessem esperançosos por uma licitação antes de 2021, a queda nos preços globais do petróleo e a pandemia de COVID-19 colocaram tensões sem precedentes na economia iraquiana”, disse Hanks. “No verão passado, o Export Import Bank dos Estados Unidos autorizou US $ 450 milhões em cobertura de seguro em cartas de crédito para compras de arroz, mas isso só pode ser utilizado na compra de arroz dos EUA.”

O arroz é um alimento básico e considerado essencial na dieta iraquiana. O consumo per capita é de mais de 36 quilos por ano e a maioria dos iraquianos consome arroz diariamente. O Iraque produz cerca de 20% de seu consumo doméstico de arroz, mas depende muito das importações para alimentar sua população por meio do Sistema de Distribuição Pública, que fornece aos cidadãos iraquianos uma cota mensal de alimentos básicos, incluindo arroz.

O tender trade, uma concorrência internacional, está previsto para 30 mil toneladas, mas agentes de negócios internacionais apontam que é comum o país árabe adquirir mais do que o previsto nas suas concorrências. As 30 mil t seriam necessárias apenas para dar suporte a um mês de abastecimento – somando-se à produção interna. Segundo informações da própria autoridade iraquiana, foram encerradas as aquisições internas que somaram 260 mil toneladas, pelo governo iraquiano, o suficiente para cobrir a demanda de importações de apenas dois meses no país. 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter