Iraque compra 40 mil toneladas de arroz dos EUA
(Planeta Arroz*) Após nove meses de ausência, o Iraque voltou ao mercado com a compra de 40.000 toneladas de arroz dos Estados Unidos como parte do acordo de comércio firmado com o USA Rice – Al Awees Memorandum of Understanding (MOU). O MOU exige compras anuais de 200.000 toneladas de arroz dos EUA por parte do país árabe.
Os iraquianos, no entanto, compraram 120.000 toneladas após a assinatura do acordo no verão passado e acaba de finalizar a compra de mais 40 mil toneladas com embarque previsto para outubro. Uma nova aquisição de 40 mil t permanecerão pendentes, mas os exportadores dos EUA continuam negociando com a Al Awees o preço dessa destinação. O MOU é renovado anualmente.
“Essas vendas foram uma notícia bem-vinda, pois estamos terminando de comercializar a safra antiga e abrindo caminho para a nova”, disse a presidente e CEO da USA Rice, Betsy Ward. “A indústria de arroz dos EUA valoriza o forte relacionamento que temos com a Al Awees e aguarda com expectativa essas vendas anuais.”
O Iraque tem sido um dos principais mercados de arroz dos norte-americanos por décadas, mas muitas vezes oscila entre nenhuma compra e a compra de até 150.000 toneladas. O memorando de aquisições tenta trazer alguma estabilidade e previsibilidade no mercado, tanto para a indústria dos EUA quanto para o governo iraquiano que usa o grão para fornecer rações a seus cidadãos.
“Também queremos expressar nossa gratidão ao ex-embaixador dos EUA no Iraque Matthew Tueller por seu apoio e pelo interesse contínuo de vários membros do Congresso em ajudar a manter o país árabe como um dos principais mercados de exportação”, disse Ward.
Desde 2021, o Iraque passou a priorizar os preços da Ásia à qualidade do arroz do Mercosul e os contratos com os EUA. (Com USA Rice)