Iraque compra 60 mil t de arroz uruguaio a US$ 672/t

 Iraque compra 60 mil t de arroz uruguaio a US$ 672/t

Arroz uruguaio: em alta no Oriente Médio

Esta foi a primeira compra do Iraque desde setembro de 2019.

O Ministério do Comércio do Iraque (MoT) comprou 60 mil toneladas métricas de arroz branco do Uruguai. O país muçulmano pagou US $ 672/t CIF Umm Qasr Free Out em sua licitação global (tender trade) de 3 de fevereiro, segundo empresas envolvidas na comercialização.

Hanalico eliminou a competição por arroz asiático com preços mais competitivos oferecidos pelo Paquistão e Tailândia, com o Ministério do Comércio do Iraque mais uma vez mostrando preferência pelo arroz sul-americano. Enquanto o arroz brasileiro oferecido pela ADM com desconto de US $ 2,50/t em relação a oferta uruguaia da Hanalico, apenas 30 mil toneladas foram oferecidas a este preço.

Esta foi a primeira compra do Iraque desde setembro de 2019, pois os preços do petróleo em queda impediram sua capacidade de adquirir arroz em 2020. O MoT também comprou 60 mil toneladas de arroz uruguaio da Hanalico naquela licitação, 30 mil t do arroz brasileiro (Tiryaki) e 30 mil t de arroz paraguaio pela ADM.

O premio deve apoiar os preços da América do Sul à medida que a região entra em seu período de pico de safra. Uma grande indústria argentina comentou que o prêmio uruguaio foi uma boa notícia, com uma recente venda de 30 mil toneladas métricas de arroz branco 15% de quebrados argentino a US $ 535/t FOB para Cuba, também deve ajudar os preços do Mercosul à medida em que a colheita avança nas próximas semanas.

Enuanto isso, uma fonte próxima ao comércio de arroz entre EUA e Iraque relatou que eles não têm interesse de antecipar a solicitação de ofertas dos Estados Unidos no âmbito do Memorando de Entendimento (MoU) dos dois países. Embora uma quantidade substancial de financiamento tenha sido ofertada pelos EUA ao governo iraquiano em 2020 para facilitar esta linha de comércio, o ministério do país do Oriente Médio não conseguiu utilizar o financiamento dentro de seu orçamento anual. (Com agências internacionais)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter