Iraque volta com forte demanda ao mercado internacional

 Iraque volta com forte demanda ao mercado internacional

(Por S&P Global Platts) O governo iraquiano comprou por meio de uma empresa privada um total de 160 mil toneladas de arroz dos EUA e da Tailândia nos últimos dias, de acordo com várias fontes próximas ao comércio. A empresa iraquiana, confirmada à S&P Global Platts pelo Ministério do Comércio do Iraque como Al-Owais, tem concluído as vendas em um ritmo acelerado desde que o ministério cedeu a responsabilidade pela aquisição de arroz em junho. Na segunda quinzena, a Al-Owais comprou 60 mil toneladas de arroz branco uruguaio ao preço de US $ 560 / mt FOB. Os dois carregamentos de 30 mil toneladas já deixaram o porto de Montevidéu.

A indústria dos Estados Unidos estava preocupada que este desenvolvimento pudesse ameaçar a posição vantajosa que ocupava nas vendas ao Iraque devido ao memorando de entendimento dos governos, que encorajava os iraquianos a comprarem dos EUA. No entanto, um MOU em separado foi negociado entre Al-Owais e o órgão da indústria USA Rice.

Seguindo o acordo, as vendas de 80 mil toneladas de arroz branco a granel do Arkansas via ADM e 40 mil toneladas de arroz branco em sacos da Louisiana, via Supreme Rice, foram relatadas no fim de julho. A industrialização do pedido ao Arkansas já começou, com ambos os pedidos programados para chegar ao Porto de Umm Qasr, Iraque, em outubro-novembro. Uma indústria do Arkansas relatou o preço de venda doméstico em US $ 540 / mt CIF NOLA.

Fontes, porém, têm alertado que nenhuma Carta de Crédito foi recebida ainda, apesar dos negócios terem sido fechados em princípio uma ou duas semanas atrás. Uma fonte próxima aos negócios disse que pelo menos um dos LCs “não estava nem perto”, o que deixou empresas no sul dos EUA nervosas. Um industrial disse: “Deus me livre que o acordo com o Iraque desmorone. Nem quero pensar que efeito isso teria sobre tudo aqui na época da colheita.”

Em um desenvolvimento separado, 40.000 toneladas métricas de arroz branco tailandês foram vendidas para a Al-Owais via ADM. A venda foi concluída nos últimos dias e – se concretizada – representará o primeiro embarque tailandês aos iraquianos nos últimos anos. O beneficiamento deve começar em 6 de agosto, mas questões de LC também geram expectativa.

O total de 220 mil toneladas métricas de arroz vendidas ao Iraque de três origens em menos de um mês e meio marca uma notável reviravolta em relação aos últimos anos. Um total de 120 mil toneladas do Paquistão e do Uruguai foi comprado em licitações realizadas pelo Ministério do Comércio no início de 2021. No entanto, antes dessas licitações, o Iraque não havia realizado uma licitação do grão desde setembro de 2019, com a queda dos preços do petróleo prejudicando sua capacidade de adquirir o alimento ao longo de 2020/21.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter