Irga apresenta linhagens de arroz
Dia de Campo mostrou sementes para região Sul e Oeste do RS. Evento reuniu 1,4 mil pessoas.
.
Quatro novas linhagens em teste em áreas de arroz do Estado foram apresentadas, ontem, no Dia de Campo do Irga, na Estação Experimental de Cachoeirinha. Os materiais devem estar à disposição na safra 2007/08.
A multiplicação inicial de semente das linhas aprovadas será feita no Tocantins, adiantou o diretor técnico do Irga, Maurício Fischer. Cerca de 1,4 mil produtores participaram da programação, que contou com a presença de seis países.
Os visitantes conferiram outras quatro estações demonstrativas de como produzir com sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental e o uso de fungicidas, além da adoção de práticas que proporcionem o aumento da produtividade, enumerou o presidente do Irga, Pery Coelho.
As novas linhagens são tolerantes ao frio, à toxidez do ferro e têm resistência ao brusone. Dois materiais despontam. Um apresenta aclimatação para região Sul, e outro, para a Fronteira-Oeste.
No campo econômico, o setor aguarda a prorrogação das parcelas de custeio de março e abril e a liberação de AGF pelo governo federal. O governador em exercício, Antonio Hohlfeldt, e o secretário da Agricultura, Odacir Klein, estiveram em Cachoeirinha, assim como o ministro da Agricultura do Paraguai, Gustavo Ruiz Diaz.