Irga apresenta nova cultivar

 Irga apresenta nova cultivar

Nova cultivar é a primeira de três que o Irga colocará no mercado até o ano que vem

Irga 432 será lançada na Abertura Oficial da Colheita do Arroz

O Programa de Melhoramento Genético do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) lançará nova cultivar durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz de 2024, em Capão do Leão (RS), de 21 a 23 de fevereiro. A variedade Irga 432, desenvolvida na Estação Experimental do Arroz (EEA) do Irga, em Cachoeirinha (RS), é recomendada para cultivo em todas as regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul. O pesquisador Oneides Avozani, líder do programa, revelou que os ensaios de avaliação de rendimento de grãos e características fenotípicas e agronômicas foram realizados nas seis regiões orizícolas do estado, o que possibilitou observar a estabilidade produtiva das plantas.

“A Irga 432 foi obtida através de cruzamento triplo entre genitores distintos, proporcionando uma base genética mais ampla e diferente das cultivares disponíveis no portfólio da instituição”, afirmou. “É uma cultivar de ciclo precoce, recomendada para o sistema de cultivo convencional, com semeadura em solo seco”, acrescentou. Segundo Avozani, precocidade é uma característica que proporciona economia no uso da água de irrigação e melhor logística na colheita. Atualmente, a Irga 432 encontra-se em processo de multiplicação de sementes básicas e poderá ser oferecida ao arrozeiro gaúcho na safra 2025/26.

A variedade é convencional e sua versão CL deve ser lançada em até três anos. Até lá, o agricultor já conheceu melhor o desempenho e o sistema de manejo da cultivar para que ela expresse seu maior potencial produtivo.

MELHORAMENTO
O Programa de Melhoramento tem por objetivo desenvolver cultivares que atendam às necessidades da lavoura gaúcha, proporcionando rentabilidade aos produtores. Nesse sentido, o Instituto oferecerá à cadeia produtiva uma genética padrão Irga, com qualidade de grãos, produtividade e resistência a doenças, em especial, brusone. Atualmente, cerca de 60% da safra gaúcha é semeada com variedades do Irga.

Fique de Olho
Os cientistas do Irga concluem avaliação de outras linhagens promissoras. Uma delas tem grandes possibilidades de lançamento na Expointer 2024, em agosto. A ideia é lançar uma cultivar de ciclo médio para o sistema convencional e uma precoce para o sistema Clearfield®.

CARACTERÍSTICAS DA CULTIVAR IRGA 432
– Ciclo precoce
– Vigor inicial intermediário
– Tolerância à toxidez por excesso de ferro solúvel no solo
– Resistência à brusone
– Resistência ao acamamento
– Excelente qualidade industrial e culinária dos grãos
– Ótimo potencial de rendimento de grãos
– Boa tolerância ao atraso da colheita
Fonte: Irga

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter