Irga apresentará roteiros em vitrines tecnológicas durante a abertura da colheita

 Irga apresentará roteiros em vitrines tecnológicas durante a abertura da colheita

Estação Experimental está sendo preparada para o evento

Os produtores poderão conferir as principais novidades em produtos e equipamentos para a lavoura.

Tudo que há de novo e mais moderno para a cultura orizícola vai estar exposto nas vitrines tecnológicas do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) a partir de quinta-feira (16). Durante três dias, a 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz contará com 18 empresas que estarão divididas em 29 vitrines que, além do arroz, vão apresentar seus pacotes tecnológicos em lavouras demonstrativas com as culturas da soja e do milho. Cada marca estará inserida em uma área de 10×15 metros, com estrutura para atender aos grupos de produtores.

Este ano, dois roteiros técnicos acontecerão simultaneamente no espaço, além da apresentação de dois grandes projetos de transferência de tecnologia do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o Projeto 10+, que prevê aumento na produtividade, e o Soja 6.000, que incentiva a rotação entre arroz e soja, também visando aumentos na produtividade da lavoura. “As vitrines foram organizadas pensando na necessidade dos produtores. Tudo que eles precisam para elevar a produtividade e a rentabilidade vai estar lá. Será uma grande concentração de empresas focadas na inovação em um só lugar”, declara o gerente de Pesquisa do Irga, Rodrigo Schoenfeld. Os produtores poderão conferir as principais novidades em produtos e equipamentos para a lavoura.

Serão 3 mil metros quadrados dedicados às demonstrações de manejo de produção e controle de doenças na cultura arrozeira. Na área da soja, a Bayer vai mostar a nova cultivar para terras baixas, a BS IRGA 1642 IPRO, resultado de uma parceria entre a entidade e o Irga visando a rotatividade. As tecnologias apresentadas terão foco em adubação e em mecanismos rompedores de solo. No milho, o destaque também será para as tecnologias voltadas a altos rendimentos em terras baixas.

Basf, Embrapa e RiceTec estarão entre as grandes empresas de tecnologia presentes no local. Também haverá espaço para disseminar o Sistema Integração Lavoura-Pecuária (SILP), com demonstrações de pastagens e animais. Vão estar expostas todas as tecnologias na área ressaltando as empresas que fornecem equipamentos e maquinário ao setor.

Entre as empresas estreantes, a Fundação Espaço Eco, instituição voltada à sustentabilidade, que fará apresentação sobre importante tema: o meio ambiente. O melhoramento genético também será destaque, assim como as novas cultivares do Irga, futuros lançamentos e materiais do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado (Flar). A Abertura Oficial da Colheita do Arroz é organizada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e conta com apoio Irga.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter