Irga capacita agrônomos para Gestão de Projetos

Cerca de 40 extensionistas participam do encontro, além de pesquisadores e gerentes regionais do Irga.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realiza curso de Gestão Participativa de Projetos para agrônomos dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural das seis regiões arrozeiras do Estado. O curso iniciou nos dias 06 e 07 de julho e tem sequência nos dias 13, 14 e 15 de julho de 2009, no período das 8 às 18 horas, no auditório da Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha. Cerca de 40 extensionistas participam do encontro, além de pesquisadores e gerentes regionais do Irga.

Segundo o diretor técnico do Irga, Valmir Menezes, o treinamento visa preparar os técnicos para trabalhar com as comunidades, além de desenvolver capacidade de relações humanas.

– O agrônomo estará capacitado para intervir com maiores ferramentas, pois não basta ter conhecimento, é necessário interagir para capacitar, ajudar a comunidade quanto aos conhecimentos técnicos, além de aperfeiçoar o grupo de projetos e envolver a comunidade nesta ação – destacou.

O professor do curso e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), agrônomo e mestre em Sociologia, Alberto Bracagioli, disse que os projetos que envolvem agentes da orizicultura são fundamentais para ter uma gestão participativa e sustentável.

– O profissional deve ter habilidade técnica, saber trabalhar as relações humanas, a comunicação e fortalecer e aprimorar as organizações que envolvem o setor orizícola – afirmou.

Para o agrônomo do Irga de Santa Vitória do Palmar, Giuseppe Morroni, a metodologia é excelente, pois orienta o grupo para realizar trabalhos com a comunidade, além de agregar valor, informação e conhecimento.

O trabalho significa que o Governo do Estado, por meio do Irga, investe cada vez mais em capacitação e treinamento aos técnicos que dão assistência técnica aos produtores de arroz e a comunidade arrozeira.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter